A Viação Santa Clara (VISAC) aderiu ao Maio Amarelo – Mês de Prevenção e Cuidado no Trânsito. Uma das primeiras ações da empresa foi adesivar os 90 ônibus que transportam os iguaçuenses e turistas todos os dias em Foz do Iguaçu com a frase: “Maio Amarelo: Atenção no Trânsito Salva Vidas”.
A proposta da VISAC é conscientizar motoristas e passageiros sobre a construção de um trânsito mais seguro.
Em parceria com o SEST/SENAT temas como direção defensiva, check-up de procedimentos de segurança, revisão das principais normas do Código de Trânsito Brasileiro e específicas para o transporte de cargas serão abordados com os colaboradores durante todo o mês.
Materiais com dicas sobre a prevenção de acidentes que envolvam ônibus, também serão compartilhados entre os motoristas.
Redução de mortes
Segundo o Instituto de Trânsito de Foz (Foztrans) o trabalho integrado entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada com ações de fiscalização, educação e infraestrutura tem contribuído para a redução no número de acidentes e óbitos no trânsito de Foz do Iguaçu.
De acordo com dados do Programa Vida no Trânsito (PVT) e Câmara Técnica de Trânsito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em 2021 foram registrados 2.929 acidentes em vias públicas com 28 vítimas fatais. Em 2019, antes da pandemia, foram contabilizados 3.555 acidentes e 36 óbitos, uma redução de 17% e 22%, respectivamente.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi escolhido em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a sociedade sobre o alto índice de acidentes no trânsito, por meio de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente, discutir o trânsito e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão exige, nas mais diferentes esferas.
Mais informações: www.visac.com.br