Tentativa de assalto envolveu mais de 30 homens durante a noite de domingo (17) e madrugada de segunda-feira (18). Três pessoas ficaram feridas.

O comandante-geral da Polícia Militar no Paraná (PM-PR), coronel Hudson Leôncio Teixeira e o secretário de Segurança Pública do estado, coronel Rômulo Marinho Soares, informaram que o grupo que aterrorizou Guarapuava ao tentar assaltar uma empresa de transporte de valores não conseguiu acessar o cofre.

Os detalhes foram divulgados na manhã desta segunda-feira (18). O ataque de assaltantes que deixou três pessoas feridas.

“Não temos confirmação de reféns na Proforte, como foi dito. Eles tentaram acessar os cofres, não conseguiram acessar os cofres. Efetuaram disparos de arma de fogo contra o nosso pessoal”, disse Teixeira.

Mais de 30 criminosos fortemente armados tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores, durante a noite de domingo (17), segundo a Polícia Militar (PM). Dois policiais e um morador ficaram feridos. PM acredita que o assalto tenha sido motivado porque há grande montante de dinheiro na sede da Proforte.

Os assaltantes fizeram moradores reféns e fecharam os acessos da cidade. Ainda conforme a PM, os criminosos estavam equipados com mochilas de mantimentos, kits de primeiros socorros e capacetes balísticos.

O comandante-geral da PM coronel Hudson afirmou que foram apreendidos oito veículos, sendo cinco blindados, sete fuzis, dois ponto 50, e capacetes balísticos.

A leitura do secretário de Segurança do Paraná é de que os suspeitos esbarraram na estratégia e no plano de contingência da polícia e por isso recuaram e desistiram de chegar ao objetivo.

De acordo com o comandante-geral da PM, o setor de inteligência da corporação tinha a informação sobre a grande movimentação de dinheiro e que o estado poderia ser alvo de uma ação desta dimensão.https://813a57fec79d801c868ef751981dc29f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Ele afirmou que há 29 pontos de policiamento na região de Guarapuava e que carros dos agentes estavam fora do batalhão que os suspeitos tentaram neutralizar e, por isso, a ação criminosa foi comprometida.

Os criminosos colocaram fogo em dois veículos em frente ao batalhão da Polícia Militar. Houve perseguição e confronto, que terminou com dois os policiais feridos.

Guarapuava fica a 256 quilômetros de Curitiba. A cidade tem aproximadamente 183 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Buscas por suspeitos

O secretário de Estado de Segurança Pública disse que três helicópteros auxiliam na buscas pelos criminosos. O cerco deve ser mantido pelos próximos quatro dias.

A polícia investiga a possível ligação do grupo que atuou na cidade em crimes similares em Criciúma (SC) e Araçatuba (SP). “Vários carros com placas de São Paulo. Estamos investigando se há conexão, e o secretário de São Paulo se colocou à disposição para ajudar”, complementou o secretário de Segurança Rômulo Marinho Soares

Comandante Geral fala sobre semelhança do ataque em Guarapuava com ataque em Criciúma

Cerca de 200 agentes da polícia militar foram encaminhados para Guarapuava para auxiliar na busca dos suspeitos.

A polícia acredita que há criminosos feridos e orientou a população a repassar qualquer informação pelos canais de denúncia como os telefones 181 e 190.

Inclusive, batalhões de outras regiões do estado atuam para auxiliar o trabalho. Conforme as forças de segurança, neste momento, a população pode ficar tranquila.

Moradores de Guarapuava viveram noite de terror — Foto: Arte/g1
Moradores de Guarapuava viveram noite de terror — Foto: Arte/g1https://813a57fec79d801c868ef751981dc29f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Noite de terror

Os relatos de moradores de Guarapuava são de uma noite e uma madrugada de terror, com barulho de tiros por toda a cidade.

Um vídeo mostra o momento em que moradores feitos reféns fazem um cordão humano durante a ação dos assaltantes. Nas imagens é possível ver pelo menos três homens de mãos dadas em uma rua que fica na região da empresa de transporte de valores, no bairro dos Estados.

Um carro também aparece atravessado na rua. 

Vídeo mostra ‘cordão humano’ feito com reféns durante ataque à empresa em Guarapuava

Na fuga, os criminosos fecharam os acessos da cidade. Após a ação, durante a madrugada, os moradores de Guarapuava foram orientados a não deixarem as casas, devido ao risco à segurança.

Os policiais feridos foram os cabos José Douglas Bonato e Ricieri Chagas. A polícia informou ao g1 Paraná que Bonato teve fratura na perna, foi operado e não corre risco de morrer.

O cabo Ricieri foi internado e intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta quadro estável. Nas redes sociais, familiares e amigos pedem orações e doação de sangue para o agente de segurança.

Veículo foi incendiado em frente à unidade da PM, em Guarapuava — Foto: Eduardo Andrade/RPC

Veículo foi incendiado em frente à unidade da PM, em Guarapuava — Foto: Eduardo Andrade/RPC

16º Batalhão de Guarapuava alvejado em ataque — Foto: Reprodução

16º Batalhão de Guarapuava alvejado em ataque — Foto: Reprodução

VIA G1
Foto de capa:
Coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná e coronel Romulo Marinho Soares, secretário de Segurança Pública do Paraná — Foto: Reproduçãohttps://813a57fec79d801c868ef751981dc29f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html