Foram analisados o tráfego de veículos e de pessoas em 2021 nas duas pontes

Na manhã desta terça-feira (05) o Centro Universário Dinãmica das Cataratas (UDC) apresentou os resultados da pesquisa sobre o tráfego de veículos e pessoas nas fronteiras de Foz do Iguaçu com o Paraguai (Ponte da Amizade) e a Argentina (Ponte da Fraternidade). O levantamento foi feito entre os dias 24 e 27 de novembro de 2021.

A mostra foi apresentada pelo pró-reitor Dr. Fábio Prado, acompanhado da reitora Professora Rosicler Prado e do vice-reitor Acir Almito do Prado, e, de forma remota, da Profª Ph.D. Maria Rosaria De Blasiis da Roma Ter, diretamente da Itália.

A pesquisa contou com cerca de 100 alunos e professores, divididos entre as duas pontes, com perguntas estratégicas a respeito dos turistas e trabalhadores, com o objetivo de coletar dados sobre o tráfego fronteiriço e o controle de veículos e pessoas que passam nas fronteiras todos os dias. 

Os resultados mostraram o fluxo de mais de 300 mil pessoas e aproximadamente 165 mil veículos durante os quatro dias, nos sentidos trabalhados pela pesquisa (Brasil-Paraguai e Paraguai-Brasil; Brasil-Argentina e Argentina-Brasil) sendo os veículos separados por categorias de motos, moto-táxis, carros, táxis, caminhões, ônibus e vans, cruzando a fronteira diariamente, ressaltam a importância da pesquisa e de sua continuidade. 

O chefe do Núcleo de Migração da Polícia Federal (NUMIG), Nelson Cezar Machado Junior, destacou a credibilidade do projeto e informou a utilidade dos dados nos processos técnicos de pesquisa e monitoramento da segurança de pessoas que entram e saem do país. 

O diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, parabenizou a universidade pelo trabalho realizado há aproximadamente 10 anos, destacando que as informações devem ser aproveitadas e apontando também que os dados comprovam a conexão entre os países da fronteira. 

Ao encerrar a reunião, o pró-reitor informou que será feita outra pesquisa em junho de 2022 e salientou o desejo de ser um levantamento maior, em termos de amplitude. 

Presenças

Também estavam presentes na apresentação de resultados, autoridades federais e municipais, sendo eles o chefe do Núcleo de Migração da Polícia Federal (NUMIG), Nelson Cezar Machado Junior; o delegado da Alfândega da Receita Federal, Paulo Sérgio Cordeiro Bini;  o servidor da Receita Federal e professor da UDC, Neri Parcianello; secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Josnei M. Fagundes; o diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura, Jihad Abu Ali; Ana Cristina Rempel de Oliveira e o diretor técnico de desenvolvimento do turismo, Lourenço Kuerten, representantes da Secretaria Municipal de Turismo; presidente do Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Walter Venson; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhotéis), Marcelo Antônio Martini; e a representante do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo.