Segunda edição da COMED acontece hoje nas unidades de ensino de Foz do Iguaçu

Teve início, na manhã desta sexta-feira (01), a II Conferência do Plano Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (II COMED), que irá debater as metas, estratégias e a importância do PME na política educacional para o território.

O evento, que iniciou de forma virtual, contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro; da secretária da educação, Maria Justina da Silva; da vereadora Yasmin Hachem, representando o Poder Legislativo; além de professores, coordenadores e diretores da rede municipal, estadual e universidades. No período da tarde, cada escola, Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil), instituição conveniada e outros segmentos se organizam em equipes para os devidos estudos e contribuições. 

Na abertura da conferência, Chico Brasileiro parabenizou os educadores e falou da importância do debate democrático para a melhoria da educação. “Este é um processo de construção, um espaço democrático e participativo, fundamental para desenvolver políticas públicas efetivas. Isso realmente nos enche de esperança para construir um país melhor”. 

O prefeito também falou das conquistas na educação municipal, com a construção de novos Cmeis, a implantação do ensino em período integral, a oferta do inglês nas escolas, entre outros avanços. “Teremos neste mês de abril a inauguração de três novos Cmeis (Buenos Aires, Jupira e Profilurb II), e essa é uma das metas da gestão: ampliar a oferta de vagas na educação infantil”, anunciou. 

A secretária da educação, Maria Justina, disse que o engajamento de todos os envolvidos é essencial para avançar nas metas do PME. “O Plano é um instrumento norteador das políticas do município. Em cima dele, trabalhamos as 20 metas, e isso engloba a educação em todo seu contexto, no âmbito municipal, estadual e universidades. São contribuições que engrandecem o processo”.

A II COMED contou com a participação da professora Silvana Souza, que proferiu a palestra sobre “A Importância do PME na política educacional para o território.”

A Conferência é organizada pelo Fórum Municipal Permanente de Educação (FME/FI), Conselho Municipal e Secretaria Municipal da Educação e busca garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.