Moradores da cidade e visitantes aproveitam estruturas da prainha e ginásio para competições que mostram o potencial de Foz para abrigar eventos esportivos

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Para sair do município de Entre Rios do Oeste e chegar até Foz do Iguaçu, a equipe de handbeach de Mário Cezar precisou pegar a estrada às 6h. Mas acordar cedo em um domingo não atrapalhou em nada a disposição dos atletas que vieram disputar o Mais Verão, competição realizada neste fim de semana que reuniu diversos atletas em jogos especiais para a estação.  

“Nós percebemos como o pessoal da organização se dedica para realizar um evento bacana, onde podemos competir e conhecer novos lugares. É sempre muito divertido e uma maneira de reunir os amigos para curtirmos juntos”, contou Mário.  

Os jogos foram realizados no sábado (26) e domingo (27), no Terminal Turístico de Três Lagoas (prainha) e no Ginásio Costa Cavalcanti. Foram cerca de 300 atletas da região, além de competidores vindos do Paraguai e Argentina. 

O evento é uma parceria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Itaipu Binacional e, nesta etapa, contou com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.  

“Os equipamentos que temos estão em ótimo estado e por isso ajudamos nessa realização, que aumenta o número de visitantes no município e mostra para a população que temos espaços abertos para a prática do esporte. É um atrativo que nos valoriza ainda mais”, disse o secretário da pasta, Antônio Sapia. 

Diversão para quem assiste  

Mesmo sem disputar nenhum esporte, Marcos Roberto veio com o time de Cascavel como membro da torcida. Além de vibrar, aproveitou ainda para relaxar com a paisagem do Lago de Itaipu.

“Começar o feriadão com um programa assim não tem preço, então nós embarcamos juntos. É uma diversão para todos nós, com um ambiente que ajuda. Com certeza vou querer voltar mais vezes porque gostei demais do que vi aqui”, disse. 

Deyvid de Almeida é morador de Foz e foi até a prainha torcer pelos amigos que jogaram pelo time da cidade. Apesar da proximidade, não frequentava o local com frequência, por esse motivo elogiou o que viu. 

“Já deve ter passado quase seis anos desde a minha última vinda aqui. Está tudo muito bem cuidado, ainda mais com um evento como esse que melhora ainda mais a imagem de Foz”, garantiu o morador. 

Atletas preparados

O grande nível dos jogos mostrou que os atletas que disputaram o Mais Verão não apenas os chamados “atletas de fim de semana”. Cada time realiza treinamentos e preparações durante todo o ano para disputar os campeonatos organizados. 

É o caso, por exemplo, pelo time de handbeach de Foz. O técnico Luciano Camargo conta que a preparação começou em dezembro. O Mais Verão serviu para mostrar o potencial do time que deve disputar os Jogos Abertos, Jogos da Juventude e circuito paranaense. 

“Tudo é levado muito a sério por nós, mas sem deixar de aproveitar. Treinamos, mantemos o foco e disciplina e conseguimos ainda reunir amigos para passar um domingo agradável”, diz. 

Com o time de Entre Rios do Oeste, o trabalho também é completo – sendo, inclusive, com times de base, com atletas formados em um projeto municipal. 

“Temos um projeto que ensina a modalidade, porque hoje as crianças precisam ainda mais de um contato com o esporte e bons estilos de vida. Esse apoio é muito bom e nos ajuda a alavancar a iniciativa”, frisou a técnica Sheila Weiss.