A ação que termina hoje vai beneficiar 140 protetores de animais e 3 entidades de proteção animal credenciadas em Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Nesta terça-feira, 22, se encerra a distribuição emergencial de ração para cães e gatos em Foz do Iguaçu. A ação coordenada pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Foz do Iguaçu, beneficia protetores de animais e ONGs cadastradas no município. 

Investimento

Hoje, o programa contempla 140 protetores e três entidades que foram cadastrados no credenciamento de 2021. Resultado de um investimento em conjunto entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, foram adquiridas 60 toneladas de ração, no valor total de R$ 524 mil – sendo R$225 mil de emendas parlamentas do legislativo. 

Entrega de ração

Estão sendo beneficiados apenas os protetores e ONGs que se cadastraram no credenciamento realizado no ano passado. A retirada da ração pode ser feita as 08h às 13h30, na sede do Horto Municipal, na Rua Carlos Kapfemberg, Vila Esperança. Os protetores que não puderem comparecer nas datas previstas, podem fazer uma procuração simples, para que outra pessoa retire a ração. Caso o protetor não compareça e não apresente a procuração, os protetores e entidades terão cinco dias úteis para retirada da ração, sob pena da perda do direito à sua cota de ração até novo credenciamento.

“Já estamos organizando o novo credenciamento que está previsto para a primeira semana de março, e será publicado no Diário Oficial do Município, contendo as exigências necessárias”, disse a diretora de Bem-Estar Animal, Keila Rodrigues Lopes. 

Protetores e ONGs

Dona Elvira Farias, de 75 anos, é uma das beneficiárias do projeto. Ela conta que cuida de animais em situação de abandono desde 1982, mas que só em 2019 descobriu que de fato era uma protetora. “Foi depois de uma visita dos agentes da Prefeitura na minha casa. A equipe viu quantidade de cachorros que eu tenho – 42 no total – e me orientou a fazer o cadastro junto à prefeitura. Hoje peguei a ração e levei para meus cachorros, eles comeram e parecia que estavam agradecendo até. Por isso, agradeço o prefeito Chico Brasileiro por dar essa atenção para a gente”, disse.  

Autoridades

O prefeito Chico Brasileiro e vereadores acompanharam as entregas das rações aos protetores de animais. 

O prefeito ressaltou que este é o maior investimento de todos os tempos do poder público municipal programa de Bem Estar-Animal.

“É um conjunto de esforços entre a prefeitura e o legislativo. Todos trabalhando unidos para que possamos oferecer uma ração de qualidade e atender o máximo de protetores e ONGs de Foz do Iguaçu. Este é um programa que temos como objetivo concretizar no município políticas públicas permanentes voltadas aos animais. Além de oferecer outros serviços importantes, como o da castração”, disse. 

Castração

A Diretoria de Bem-Estar Animal de Foz do Iguaçu realiza diversos serviços aos protetores e ONGs do município. Além da distribuição de ração, é responsável pelo programa de controle populacional de cães e gatos por meio da castração, e também atende as denúncias de maus-tratos aos animais pela Central 156 Foz.

Em março deste ano a prefeitura prevê o início de mais uma fase do programa de castração, para a qual estão previstos 3.500 procedimentos. A ação contará com o apoio do Castramóvel, que levará o atendimento até os bairros da cidade. 

Para mais informações sobre os programas ofertados pela Diretoria de Bem- Estar Animal, os interessados podem procurar atendimento na sede, anexa ao Horto Municipal – Rua Carlos Kapfemberg, s/nº – Vila Boa Esperanca, ou ligar no número (45) 99907-3450.