Outros três projetos para as áreas da saúde e da cultura foram entregues ao prefeito Chico Brasileiro nesta quinta-feira (16)

Um novo e importante passo foi dado para a concretização do Centro de Memória de Foz do Iguaçu, um espaço de preservação do patrimônio histórico e cultural do município, que será construído na Avenida JK. Na tarde desta quinta-feira (16), a Prefeitura recebeu o projeto arquitetônico e de restauração do imóvel, produzido por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica da UniAmérica Descomplica Centro Universitário.

Outros três projetos também foram entregues pela universidade: o de iluminação das fachadas da sede da Prefeitura e da Fundação Cultural, onde funcionou o primeiro Fórum de Foz do Iguaçu; o projeto de construção da Estação Cultural, no Morumbi; e o de reforma e ampliação do Caps I (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), localizado no Jardim Guarapuava.

O prefeito Chico Brasileiro, diretores da Fundação Cultural e secretários municipais acompanharam as apresentações, realizadas na sede da UniAmérica.

“Esse processo de integração, entre a universidade e o poder público é extremamente importante para a cidade, que precisa resgatar e valorizar sua história para poder construir um futuro promissor”, disse Brasileiro. “Ter uma Casa da Memória sempre foi um sonho nosso, e agora, com os projetos, estamos dando um grande passo, encurtando um caminho para poder executar a obra”, completou.

Restauração

O Centro de Memória, que abrigará a Casa da Memória, será composto por três imóveis – um localizado na Avenida JK, nº 20, na antiga sede da Diretoria de Patrimônio, com área de 1,3 mil metros quadrados, e duas casas da Avenida Brasil, com 1,5 mil metros quadrados cada.

As casas, onde hoje funcionam repartições públicas, foram inauguradas em 1950 pelo Governador Moyses Lupion e serviram, à época, de residências ao Governo do Estado. Já o prédio da Avenida Jk, inaugurado em 1927, foi a primeira escola estadual de Foz do Iguaçu.

Além dos projetos de restauração e de interiores produzidos pelos alunos, foram entregues à Prefeitura os projetos prevenção de incêndio, hidrossanitário e de paisagismo do Centro de Memória. A proposta é que o novo espaço tenha fachadas iluminadas, jardins, teatro arena, recepção, salas de aula e salas de exposições, espaços para café, banheiros e elevador. O projeto de interiores é baseado na arquitetura dos anos 50 e prevê espaços de valorização de pioneiros de Foz do Iguaçu, jornais antigos que contam a história da cidade, acervo de objetos, entre outros.

Estação Cultural

Antes de iniciar o projeto arquitetônico da Estação Cultural no Morumbi, os alunos fizeram uma pesquisa com os moradores do bairro para entender as principais necessidades. As sugestões apontadas, como espaços para aulas de dança, salas de estudos, teatro, feiras gastronômicas, shows e exposições, foram incluídas ao projeto, que prevê a criação de um pólo de fomento artístico e cultural, turístico e econômico da cidade. O município tem hoje uma estação Cultural na Vila C, onde são promovidas oficinas e atividades artísticas e culturais.

Parceria

O reitor da UniAmérica, Professor Ryon Braga agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal e afirmou que a instituição continua aberta para novas demandas. “Fazemos projetos para diversas prefeituras, mas em Foz do Iguaçu temos muito apoio e a cada ano intensificamos essa parceria. Entendemos que esse é o papel da universidade, um local que cria oportunidades para desenvolver pessoas, que contribuam com o desenvolvimento de uma região”, afirmou.

Juca Rodrigues, diretor-presidente da Fundação Cultural, disse que o trabalho dos estudantes é fundamental no processo de valorização do patrimônio. “Eles realmente se envolveram no projeto, pesquisaram, fizeram entrevistas e o que a gente vê agora é um trabalho maravilhoso de preservação do patrimônio. Estamos concretizando um sonho”, comentou. Após a apresentação dos projetos, o município se comprometeu em buscar recursos e parcerias para execução das obras.

Presenças

Participaram da reunião o diretor geral da UniAmérica Descomplica, Maurício Pedroso; a secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira; o secretário de planejamento, Leandro Costa; a diretora de Patrimônio, Eliane Dávilla Sávio; a diretora de Cultura, Thaísa Praxedes; a diretora de saúde mental, Simone Rugani, além de professores e estudantes.