Doses serão aplicadas até sexta-feira (04) na maior parte das UBS; aqueles que não conseguirem agendar também podem procurar diretamente as unidades

A Secretaria Municipal de Saúde reabriu nesta terça-feira (30) o agendamento para a vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 12 anos de idade que ainda não tomaram a primeira dose e para a dose de reforço daqueles que tomaram a segunda dose há pelo menos cinco meses. 

O agendamento pode ser feito no site vacinacao.pmfi.pr.gov. As pessoas que estão com a segunda dose atrasada também poderão marcar data, horário e local para receber a vacina. As doses serão aplicadas na maior parte das 29 Unidades Básicas de Saúde do município, entre terça e sexta-feira (03). 

A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, informa que o agendamento foi aberto para que as pessoas possam se organizar e evitem transtornos para receber a imunização. Mas, conforme ela, aqueles que buscarem as unidades de saúde serão atendidos mesmo sem o horário agendado. Também poderão antecipar a segunda dose aqueles que têm a data na carteirinha de vacinação marcada até o dia 18 de dezembro.

“A intenção é que o maior número de pessoas possível compareça para tomar as doses de reforço. Todos aqueles que tiverem tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses podem recebê-la”, afirma Rosa.


“O reforço é fundamental para que possamos manter o número reduzido de casos e de óbitos pela covid, especialmente agora que se aproximam as festividades. E vale ressaltar: precisamos continuar nos cuidando, com o uso de máscara e a frequente higienização das mãos”, ressalta a secretária. 

Balanço

Foz do Iguaçu recebeu até hoje 471.625 doses de vacina contra a covid, das quais 442.669 doses já foram aplicadas. Da população adulta estimada pelo Ipardes, 109,2% recebeu a primeira dose, e 99,9% estão completamente imunizados, com as duas doses. Em relação à vacinação dos adolescentes, 83,69% recebeu a primeira dose e 8,16% estão totalmente imunizados.

Foto: Christian Rizzi/PMFI.