O evento debaterá o assunto nas frentes de prevenção, responsabilização e acolhimento aos refugiados

Nesta quinta-feira, 25, Foz do Iguaçu vai receber o VII Seminário Internacional da Tríplice Fronteira para tratar sobre o tráfico de pessoas. O evento começa às 19h, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. As inscrições são gratuitas e podem  ser feitas pelo link: https://bit.ly/3103ITV

O evento é coordenado pela Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP/Foz), vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Prefeitura de Foz do Iguaçu. 

O evento abordará a Prevenção e Acolhimento às vítimas de tráfico de pessoas e a responsabilização de quem comete o crime. Todos eles serão abordados por profissionais que atuam na investigação e enfrentamento dessa problemática. 

Estarão entre os convidados: Ludmila Paiva, especialista no combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo, cofundadora do Instituto Migração, Gênero e Raça (I-MiGRa); Joziel Brito de Barros, delegado da Polícia Federal e chefe do Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, e Edna Nunes, jornalista e coordenadora da ONG Embaixada Solidária. 

Programação

– 19h00 – Abertura

Coord. da Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP/Foz) – Rosane Amadori

Representante da Caritas, Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sergio de Deus Borges

– 19h20 – Apresentação de teatro sobre o tema – JOCUM

– 19h30 – Palestras magnas:

Representante da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), Diretora de Migrações, Lígia Neves Aziz Lucindo

Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Silvia Sander

– 20h30 – Mesa Redonda – Mediação: Luciano Barros (Pres. IDESDF)

Palestra – Prevenção

Ludmila Paiva: Formada em Direito pela UFRJ. Mestre em Direito pela UERJ. Especialista em tráfico de pessoas e trabalho escravo. Co-fundadora do Instituto Migração, Gênero e Raça (I-MiGRa).

Palestra – Responsabilização

Joziel Brito de Barros: Delegado de Polícia Federal. Chefe do Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (SRTP/DDH/CGMADH/DICOR/PF)

Depoimento – Acolhimento aos refugiados

Edna Nunes: jornalista e coordenadora da Ong Embaixada Solidária (Toledo/PR)

– 21h30 – Debate

– 21h50 – Considerações finais e encerramento