Evento promovido pela Fomento Paraná e Sebrae reunirá cerca de 250 agentes que atuam em todos os municípios do Paraná

Começa na próxima segunda (22) e segue até quarta-feira (24) em Foz do Iguaçu, o Encontro Estadual de Agentes de Crédito promovido pela Fomento Paraná e Sebrae/PR.

O evento acontecerá no Hotel Rafain Palace e deve reunir cerca de 250 agentes que atuam em municípios de todas as regiões do Estado.

O objetivo é promover a integração da rede de agentes, motivar e proporcionar a conexão de boas práticas do programa de microcrédito para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios, especialmente na retomada da atividade econômica pós-pandemia.

O Encontro Estadual de Agentes será composto de palestras, apresentações e painéis abordando desde o cenário econômico e o papel do microcrédito na retomada da economia paranaense, a temas do dia a dia dos agentes de crédito, como a importância da comunicação e o papel do agente de crédito como elenco de transformação da sua realidade.

Para o prefeito Chico Brasileiro, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências e a apresentação de casos de sucesso, como o Foz Juro Zero, criado para auxiliar os microempreendedores durante a pandemia.

“Foz do Iguaçu inovou com o programa, ofertando uma linha de crédito com juro zero para os profissionais autônomos e liberais, trabalhadores informais e microempreendedores. Estamos entre as cidades do Paraná com maior número de financiamentos pelo Banco do Empreendedor, com as menores taxas de inadimplência e qualidade no atendimento”, destacou.

O evento também vai abordar temas comportamentais, como engajamento e liderança na condução profissional. “Os agentes têm um papel fundamental no acesso e aplicação do crédito. Especialmente neste período em que os empreendedores dependeram de crédito para sobreviver aos desafios da crise da pandemia, a orientação, a condução profissional neste sentido dentro dos municípios, foram ainda mais significativas para a economia do Paraná”, destaca Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, a integração da rede com as equipes de Mercado e Operações do Setor Privado da Fomento Paraná visa capacitar e motivar os agentes de crédito a operar ainda mais com as linhas de microcrédito da instituição.

“Temos uma grande motivação e um grande entusiasmo em estar reunidos com essa rede em um momento muito bom de integração. Entusiasmo também ao poder fazer o reconhecimento do trabalho dos agentes na atividade de oferta de crédito, que é muito importante para manter negócios, expandir, gerar empregos e tributos”.

Premiação

Um dos destaques da programação será no dia 24, com a entrega do Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2021. O prêmio é um reconhecimento aos municípios com melhor desempenho em volume de operações de microcrédito, índice de inadimplência, entre outros critérios.

Será entregue um troféu para o primeiro, segundo e terceiro lugares de categorias divididas por tamanho da população: municípios com até 10 mil habitantes, até 20 mil, até 50 mil, até 100 mil, até 200 mil e acima de 200 mil habitantes. Também será entregue um troféu para o campeão geral, segundo e terceiro lugares. A Fomento Paraná e o Sebrae vão entregar também a premiação de reconhecimento aos municípios que se destacaram em 2020.

(Com informações: AEN)