Rede hoteleira teve o melhor desempenho de 2021 entre sábado (13) e segunda-feira (15)
Foz do Iguaçu registrou nos três dias do feriado prolongado da República um recorde de visitação desde agosto do ano passado. Os três principais atrativos – Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e Itaipu Binacional receberam, respectivamente, 22.179, 7.765 e 7.659 visitantes entre sábado (13) e segunda-feira (15). A rede hoteleira teve uma ocupação de 95%, melhor desempenho do ano, informa o secretário de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli.
“Foz do Iguaçu, com as praias nordestinas, Rio de Janeiro e o litoral paulista, ficou entre os destinos mais procurados no feriado, como aponta levantamento feito pela CNN com dados da ABIH (Associação Brasileira de Hotéis). O apelo das três fronteiras, com a Argentina e o Paraguai, é muito forte na hora do turista decidir viajar”, disse Angeli.
A visitação nas Cataratas do Iguaçu superou a estimativa. O parque nacional esperava receber 17 mil visitantes e teve o ingresso de 22.179 turistas nos três dias de feriadão. “Os números consolidam a maior visitação dos feriados prolongados. Os turistas movimentam a economia em quase todas as atividades, comércio, gastronomia, transporte e assim por diante. E o melhor, centenas de novos empregos são criados”, disse o prefeito Chico Brasileiro.
O dia mais movimentado nas Cataratas em 2021, de acordo com a concessionária, também foi registrado neste feriado – 12.587 visitantes passaram pelo parque no domingo (14). Os turistas caminharam pelas trilhas das quedas, aproveitaram os passeios de barco no rio Iguaçu, além dos voos e da gastronomia oferecida no atrativo.
Ao todo, visitantes de 32 nacionalidades, 26 estados brasileiros e do Distrito Federal contemplaram o maior conjunto de quedas d’água do mundo. Entre os estados, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideraram a visitação. O parque é aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, com ingressos vendidos exclusivamente pela internet.
Marco e Itaipu
O Marco das Três Fronteiras, próximo ao encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, recebeu 7.765 visitantes no período. A maior movimentação foi no domingo (14) – 3.634 turistas, a maior visitação desde a reabertura do atrativo.
Os brasileiros (98%) formam a maioria dos visitantes oriundos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre e Mato Grosso do Sul.
Os atrativos da Itaipu no entorno e na barragem da binacional receberam 7.659 visitantes no período. O passeio mais procurado, a vista panorâmica da barragem, teve mais de 90% dos ingressos. O passeio Itaipu Iluminada (iluminação à noite) e o Refúgio Biológico também registraram bom índice de ingressos no período.
Foto: Kiko Sierich/PTI.