Com a redução do número de casos e de óbitos, painel deixa de ser publicado no final de semana; Vigilância Epidemiológica seguirá monitorando o comportamento da doença
A vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu avança – quase 90% da população adulta já recebeu as duas doses -, os casos diminuem, assim como os óbitos, e aos poucos a cidade volta ao “velho” normal, sem restrições, mas ainda com cuidados, como o uso obrigatório de máscara.
A baixa no número de infectados pela doença vai permitir que a atualização do boletim epidemiológico, feita diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, seja feita somente de segunda a sexta-feira. A mudança se deve também às dificuldades das equipes da Vigilância Epidemiológica em obter dados fidedignos no sábado e no domingo.
Conforme explica o gerente da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, as equipes da vigilância têm encontrado dificuldades em obter dados precisos. “Envolvem dados de muitas instituições, como os das altas hospitalares e exames realizados. Então, para a avaliação da vigilância, os boletins no final de semana não têm sido efetivos. Muitos municípios já deixaram de publicar”.
Os boletins com as informações do número de casos confirmados e ativos,e o painel coronavírus, com a média móvel, ocupação de leitos, perfil dos casos, exames laboratoriais e monitoramento do esgoto continuará sendo enviado de segunda a sexta-feira pela prefeitura aos veículos de comunicação da cidade.
“O mês de outubro teve os menores índices de casos e de óbitos desde o primeiro pico da doença em Foz, em julho do ano passado. É uma boa notícia, mas queremos reduzir a zero o número de óbitos, por isso vamos continuar monitorando a situação epidemiológica com cautela”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.
Uso obrigatório de máscaras
Na reunião do comitê de enfrentamento à covid-19 nesta semana, foi debatido o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. O grupo decidiu por esperar um avanço ainda maior na imunização da população, e reavaliar a situação no final de novembro. Mais de 400 mil doses de vacina já foram aplicadas em Foz do Iguaçu desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano.
Da população adulta estimada, foram vacinados com a primeira dose 107,6% e com as duas doses 89,9%. “Ainda temos muitas pessoas com a segunda dose atrasada. Se essas pessoas estivessem em dia, teríamos mais de 96% da população adulta completamente imunizada. Contamos com a colaboração dessas pessoas para dar mais este passo do fim da obrigatoriedade do uso de máscara”, ressaltou Rosa.
Foto: Christian Rizzi/PMFI.