Reportagem da série ‘Acesso Restrito’ mostra local fechado à visitação na usina de Foz do Iguaçu: a Cota 20, centenas de metros abaixo da superfície.

ASSISTA AO VÍDEO: https://globoplay.globo.com/v/7991694/

Técnicos da Itaipu Binacional, considerada a maior hidrelétrica geradora de energia do mundo, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, receberam uma equipe da RPC em uma área onde nenhum turista é permitido, em um ponto 200 metros abaixo da superfície.

A reportagem, gravada em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, faz parte da série “Acesso Restrito”. 

Na passagem de turistas à Usina de Itaipu são ofertados dois tipos de visitas: a simples e uma mais completa. Nas duas opções, os visitantes chegam até trechos diferentes, mas nenhum deles atinge o local onde a equipe de reportagem registrou as imagens.

O local fica muito mais a fundo, na Cota 20, a centenas de metros da crista da barragem.

Segundo os técnicos de Itaipu, a Cota 20 foi idealizada a partir de poços para investigação complementar da usina, com o objetivo de dar acesso ao que existia abaixo da fundação.

A barragem, por maior que seja, não impede que a água passe por lugares específicos monitorados principalmente por técnicos que trabalham com instrumentação e manutenção do local.

Além disso, também é verificada, ao menos uma vez por semana, a estabilidade da estrutura, segundo os especialistas.

Via G1