Esta é a primeira comemoração entre os estudantes depois de um ano de atividades remotas por conta da pandemia da Covid-19

Um mundo mágico de aventuras e muita diversão foi construído pelas equipes pedagógicas das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Foz do Iguaçu para comemorar a Semana da Criança. 

Cada instituição desenvolveu um roteiro de atividades, com contação de histórias, teatro, oficinas, confecção de brinquedos, festa a fantasia, caça ao tesouro, dia do cabelo maluco, show de talentos e gincanas. O que não faltou foi diversão para todas as idades. 

“Proporcionar na semana da criança atividades lúdicas vai além de pura e simplesmente fazer brincadeiras, isso representa a possibilidade de ter esperança de que dias melhores enfim chegaram”, disse a diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Moreira. 

Este é o primeiro Dia das Crianças depois de um ano de atividades remotas por conta da pandemia da Covid-19. “Para muitas dessas crianças é a primeira vez numa unidade de ensino, e a alegria delas é o que nos impulsiona a continuarmos firmes, acreditando que a educação é imprescindível para o ser humano, e só ela é capaz de consolidar a humanização, que tanto precisamos”, reiterou. 

Programação

No CMEI Professora Vanderli Bertachini Moreira, até um estúdio fotográfico foi montado para registrar a felicidade dos pequenos, que também participaram de jogos de peteca, oficinas, festa a fantasia e muito mais. “Poder comemorar com os alunos o Dia das Crianças foi muito significativo para todos nós. Foi como se pudéssemos celebrar o retorno gradual das atividades escolares em grande estilo”, disse a diretora Naiara Thais Flores. “Proporcionar momentos tão especiais aos nossos alunos depois de tanto tempo de trabalho remoto só nos faz ter ainda mais certeza da importância do CMEI, das relações e das experiências que são proporcionadas aqui”, reiterou.

No CMEI Bárbara Matos, o professores recriaram a Vila do Chaves e deram vida aos personagens, como o Kiko, Dona Florinda, Chiquinha, seu Madruga e a Bruxa do 71. Durante a semana, os alunos participaram de contações de histórias, sessões de cinema, caça ao tesouro, e nesta sexta-feira (08) finalizaram as atividades com uma festa a fantasia. 

“As crianças adoraram, ficaram muito empolgadas. Pra nós também está sendo uma semana maravilhosa, e mesmo com todos os protocolos sanitários, a diversão está sendo garantida”, comentou a diretora Edinalva Moreira. 

O CMEI Vila Esmeralda organizou uma semana de gincana entre equipes e comidinhas especiais – todas com o devido acompanhamento do setor de Nutrição da Secretaria de Educação. As crianças participaram de uma oficina de arte, do dia do brinquedo e de uma festa a fantasia. Os alunos do CMEI Pedro Jacob Lakus também receberam a visita mais que especial do Dr. Patinhas.

Na Escola Municipal João da Costa Viana, os alunos tiveram uma semana repleta de brincadeiras, com brinquedos infláveis, pula-pula e futebol de sabão, assim como na Escola Osvaldo Cruz, onde uma grande gincana foi organizada. Grito de guerra, corrida do saco, corrida do ovo e jogo da velha fizeram parte da programação.

Foram privilegiadas as atividades que não houvesse contato entre os alunos ou troca de materiais. Todos os itens utilizados foram higienizados a cada atividade. Para cada jogo, eram escolhidos entre dois a quatro alunos e houve várias rodadas para permitir que todos participassem”, explicou a explicou a diretora da escola, Rosicler de Oliveira dos Santos.

Os alunos dos 5º anos também fizeram show de talentos, dentro da sala, onde cada um apresentou uma música, uma história ou piada.

Comemorações 

Foz do Iguaçu possui 50 escolas e 41 CMEIs, com 27 mil alunos matriculados. Algumas instituições optaram em organizar as comemorações na próxima semana, a partir de quarta-feira (13), quando os alunos retomam do recesso devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida.