O resultado comprovou a boa fase do Flamengo, que chegou à 10ª vitória nos últimos 13 jogos. Já a derrota interrompeu a série de cinco vitórias consecutivas do Athletico.
Essa foi a derrota com maior vantagem de gols sofrida pelo time principal do Athletico nos últimos 11 meses. Antes disso, o pior placar ocorreu em novembro de 2020, pela 23ª rodada do Brasileirão, com o 3 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo. Já a equipe de aspirantes levou 4 a 0 do Operário, na Arena, em abril de 2021, pelo Paranaense.
QUATRO CONFRONTOS
O jogo desse domingo foi o primeiro de uma série de quatro que as duas equipes farão nas próximas semanas. Em 2 de novembro, elas voltam a se enfrentar pelo Brasileirão, em partida adiada do 1º turno. Pela semifinal da Copa do Brasil, jogam nos dias 20 e 27 de outubro.
NOVO TÉCNICO
O Athletico contratou o técnico Alberto Valentim na última sexta-feira. Contra o Flamengo, a equipe foi comandada interinamente pelo direitor-técnico Paulo Autuori e pelo auxilar Bruno Lazaroni. Valentim assume oficialmente na próxima rodada.
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
As baixas no Athletico eram um suspenso (Zé Ivaldo) e outros quatro por desgaste físico (Nikão, Thiago Heleno, Richard e Terans). Só três titulares começaram jogando: Santos, Pedro Henrique e Erick. O zagueiro colombiano Nico Hernández foi titular pela primeira vez. O volante Erick jogou na lateral-direita. O time manteve o 5-2-3 para se defender e o 3-4-3 para atacar. Nesse formato, o setor ofensivo ficou com Pedro Henrique (esquerda), Carlos Eduardo (direita) e Renato Kayzer (centro).
ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
As baixas no Flamengo eram David Luiz e Thiago Maia, lesionados, além de Matheuzinho, suspenso. Renato Gaúcho manteve o 4-2-3-1 de sempre, com Bruno Henrique (esquerda), Everton Ribeiro (direita) e Arrascaeta (centro).
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com o Flamengo trocando passes com facilidade e atacando pelas pontas. O Athletico não conseguiu encaixar a marcação e levou dois gols em nove minutos. Aos 4, Andreas Pereira chutou da risca da área, a bola bateu na trave e Everton Ribeiro, livre, cutucou para dentro: 1 a 0. Aos 9, Gabigol cruzou da direita e Bruno Henrique entrou livre para cabecear no canto. Depois disso, o time carioca seguiu com domínio da posse de bola, mas sem se arriscar no ataque. A equipe paranaense continou recuada e sem conseguir atacar.
VAR E GOL AOS 48
O primeiro lance do visitante só veio aos 38 do 1º, quando Carlos Eduardo tentou jogada invidual e foi derrubado por Rodrigo Caio na área. Pênalti. O VAR verifica e notifica que o ponta do Athletico estava impedido na origem da jogada. Em seguida, o time paranaense partiu para o ataque e conseguiu levar alguma perigo, mas acabou sofrendo o 3º gol aos 48, em contra-ataque armado por Gabigol e Arrascaeta, finalizado por Andreas Pereira.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Flamengo tirou Bruno Henrique e colocou o ponta Kenedy. O time carioca seguiu com o controle do jogo, mas o Athletico começou a encontrar espaços para contra-atacar. Aos 9, Kayzer colocou Carlos Eduardo na cara do gol, mas ele chutou mal, em cima de Diego Alves. Depois disso, o jogo ficou amarrado, com poucos lances ofensivos. Aos 24, a primeira substituição no time paranaense, com a entrada do lateral-direito Khellven no lugar de Erick. Aos 33, entraram o centroavante Mingotti e o meia Canesin. Aos 36, entraram dois novatos da base: o volante Juninho e o meia Jader.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 9 finalizações (2 certas), 28% de posse de bola, 73% de eficiência nos passes e 14 faltas cometidas. Já o Flamengo somou 11 finalizações (4 certas), 72% de posse de bola, 90% de eficiência nos passes e 13 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.
FLAMENGO 3×0 ATHLETICO
Flamengo: Diego Alves; Isla (Rodinei), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão e Andreas Pereira; Bruno Henrique (Kenedy), Arrascaeta e Everton Ribeiro (Michael); Gabigol (Pedro). Técnico: Renato Gaúcho
Athletico: Santos; Erick (Khellven), Pedro Henrique, Lucas Fasson, Nico Hernández e Nicolas; Cittadini e Christian (Canesin); Carlos Eduardo (Juninho), Pedro Rocha (Jader) e Renato Kayzer (Mingotti). Técnico: Paulo Autuori
Gols: Everton Ribeiro (4-1º), Bruno Henrique (9-1º), Andreas Pereira (48-1º)
Cartões amarelos: Nicolas, Nico Hernández (A). Arrascaeta, Isla (F).
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Local: Maracanã
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Gol do Flamengo. Bruno Henrique rola para Andreas Pereira, que chuta da risca da área. A bola bate na trave e Everton Ribeiro, livre, cutuca para dentro.
9 – Gol do Flamengo. Gabigol recebe na direita e cruza no espaço entre Pedro Henrique e Erick. Bruno Henrique entra livre e cabeceia no canto.
38 – Carlos Eduardo invade a área e é atingido por Rodrigo Caio. Pênalti. O VAR encontra impedimento do ponta do Athletico no início da jogada.
46 – Falta na ponta-direita. Em vez de cruzar, Nicolas bate direto. Diego Alves espalma.
48 – Gol do Flamengo. Pressão do Athletico. O Flamengo desarma na área e puxa contra-ataque com Arrascaeta, que atravessa o campo e rola para Andreas Pereira, livre na área, chutar no canto.
Segundo tempo
6 – Kenedy chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
7 – Nicolas cruza rasteiro. Christian ajeita. Cittadini chuta de fora da área. Rodrigo Caio bloqueia.
9 – Kayzer faz o pivô e Carlos Eduardo sai nas costas da defesa. Ele sai na cara do gol e chute. Diego Alves salva.
39 – Arrascaeta dá uma cavadinha para Pedro, na cara do gol, mas ele não alcança. Santos segura.
Com Bem Parana