No dia de ontem (18), como representantes da Diretoria de Assuntos Internacionais do Município de Foz do Iguaçu, o Diretor Jihad Abu Ali e a estagiária de Relações Internacionais e Integração da UNILA, Vanessa da Silva Almeida estiveram em visita de cortesia aos prefeitos de Ciudad del Este, Miguel Prieto, Hernandarias, Nelson Caño e Presidente Franco, Roque Godoy.

O Diretor Jihad transmitiu as mensagens do Prefeito Chico Brasileiro aos prefeitos das cidades fronteiriças e compartilhou das experiências positivas que já foram realizadas entre as mesmas. Além disso, o Diretor também contou sobre os avanços do Plano Municipal de Relações Internacionais de Foz do Iguaçu (PLARIFI), que visa construir uma política pública participativa de Relações Internacionais em Foz do Iguaçu e que também irá melhorar o relacionamento com as cidades da região.

As visitas ocorrem em continuidade ao trabalho de estreitamento de laços das cidades de fronteira em temas comuns que vem sendo intensificado desde o ano passado, já sendo fortalecidas com estes alinhamentos já no início de 2022. Um dos pontos mais destacados durante as reuniões, foi a importância de existirem departamentos de Relações Internacionais em cada uma das cidades, como ocorreu em Ciudad del Este no ano passado, quando o Prefeito Miguel Prieto criou o departamento em novembro.

Miguel Prieto nomeou como Diretora, a servidora Lilian Matiauda e contratou dois internacionalistas paraguaios formados pelo curso de Relações Internacionais e Integração, Diego Ortigoza e Dahia Mereles para atuação técnica na pasta. Essa iniciativa dá mais autonomia para os municípios de fronteira tratarem de suas questões que são mais complexas por ultrapassarem fronteiras, como outorgado pelo Acordo de Localidades Fronteiriças Vinculadas (ALFV), que garante segurança para as cidades agirem de forma descentralizada e coesa. Deste modo, as cidades atuam buscando a concretização de projetos e captação de recursos internacionais para a melhoria dos espaços das cidades e da vida dos moradores da tríplice fronteira.

Fotos: Christian Rizzi/PMFI.