Os encontros foram marcados por orientações práticas na recepção dos pacientes, uso correto dos sistemas digitais, trabalho humanizado e acolhimento

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu está promovendo capacitações para gerentes, supervisores e recepcionistas das 29 Unidades Básicas de Saúde do município. Os encontros iniciaram na última semana de julho e têm como foco o acolhimento e orientações que podem ser dadas os pacientes que buscam as UBS. 

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Márcia Batista, as reuniões contribuem para o realinhamento de fluxo e melhoria no atendimento, por tratarem de ferramentas para agilizar os processos necessários para cada caso, como encaminhamentos e avaliações.

Todas as atribuições destacadas seguem as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde, que orienta para o atendimento humanizado, atualização dos dados e monitoramento dos distritos e garantir que as equipes desenvolvam ações de promoção à saúde, prevenção e de cidadania.

“Esses encontros contribuem em aspectos essenciais para o bom atendimento. Dúvidas acabam sendo comuns, então é importante ouvi-los para orientar acerca dos temas específicos e outras atribuições”, disse Márcia. 

As capacitações são organizadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde. 

Número de equipes

Foz do Iguaçu possui 71 equipes de Saúde da Família em 29 Unidades Básicas de Saúde. Os serviços para a população ainda contam com: 63 equipes de Saúde Bucal; 6 equipes de atenção primária; 96 médicos; 76 enfermeiros; 163 técnicos de enfermagem e 326 agentes comunitários de saúde.