Apresentações musicais acontecerão em oito escolas nos meses de agosto e setembro; alunos também participarão de momentos cívicos com o hasteamento da Bandeira

O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BIMec) e a Secretaria Municipal da Educação firmaram uma parceria para o desenvolvimento do projeto “Banda nas Escolas”, que acontecerá entre os meses de agosto e setembro em oito unidades de ensino da rede pública.

As atividades serão divididas em duas etapas: a primeira com apresentações dos valores cívicos, destacando a Bandeira Nacional e o Hino Nacional e na segunda, mais recreativa, com demonstração dos instrumentos e apresentações musicais conduzidas pela banda do Exército. Os encontros acontecerão sempre às quintas-feiras, a partir das 9 horas. 

O projeto terá início no dia 11 de agosto na escola Jorge Amado, no Cidade Nova, e seguirá da seguinte forma: Escola Acácio Pedroso (18/08), Vinicius de Moraes (25/08), Adele Zanotto (01/09), Padre Luigi Salvucci (08/09), Irio Manganeli (15/09), Érico Veríssimo (22/09) e João Adão da Silva (29/09). 

De acordo com o regente da banda do 34º Batalhão, 1º Tenente Nivaldo Queiroz Ferreira, o projeto está sendo retomado agora, após dois anos de paralisação por conta da pandemia. “Para nós é algo muito bom poder levar um pouco da nossa cultura e da nossa arte para as crianças. É uma honra desenvolver este projeto, que em anos anteriores trouxe resultados espetaculares”, disse. 

A diretora de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, Eliziane Diesel afirma que a parceria será um sucesso e a ideia é ampliar o número de escolas contempladas. “Temos certeza que essa parceria vai crescer e nosso intuito é que outras escolas recebam o projeto. Serão momentos importantes para os nossos alunos, porque incentivam o patriotismo, o amor e o respeito pelo povo brasileiro”, comentou.

O cronograma foi apresentado nesta segunda-feira (01) para os diretores das escolas durante uma reunião on-line. O 1º Tenente Marcelo Palácios Silva disse que o projeto é uma forma de aproximar o Exército dos estudantes. “De maneira agradável levaremos informações e conhecimentos às crianças, incentivando a educação moral e cívica”, concluiu