Eleitores votam cedo em Foz e depositam expectativas nas urnas

Com um clima nublado, porém sem precipitações, os moradores de Foz do Iguaçu aproveitarão a manhã deste domingo para comparecer aos locais de votação no segundo turno. A circulação de pessoas nos colégios eleitorais permanece calma, permitindo que a etapa de escolha seja concluída em poucos segundos devido à presença de apenas uma disputa em aberto.

Disputa presidencial na fronteira

Nesta etapa decisiva, a disputa pela Presidência da República envolve os candidatos Lula (PT) e Flávio Bolsonaro. Ao todo, o município paranaense conta com 206 mil cidadãos aptos a exercer o direito ao voto, definindo de maneira soberana o futuro político do país.

Expectativas nas seções eleitorais

Os relatos coletados nas zonas eleitorais revelam a polarização do cenário nacional. Enquanto uma parcela dos votantes busca a preservação de conquistas sociais, outros expressam o anseio por uma reviravolta na administração federal.

Perto de completar 80 anos, o aposentado Armando Schott acredita que o voto seja o instrumento de que o cidadão dispõe para ajudar a melhorar a realidade. “Minha expectativa é pela mudança, as coisas precisam melhorar”, disse.

Por outro lado, o padeiro Gerssi Pereira da Silva, de 60 anos, prioriza a manutenção de garantias trabalhistas e previdenciárias. “Estou votando para defender os direitos, não apenas os meus como os de todos os trabalhadores, da aposentadoria, do salário”, enumerou.

Entre os eleitores de primeira viagem, a responsabilidade cívica ganha destaque. O jovem Guilherme Damaceno, de 18 anos, ressaltou a importância da participação popular na política. “Demoramos para poder ter o direito de votar. Agora temos de fazer as escolhas certas. E sempre pensar no coletivo”, enfatizou.

Orientações para a votação

Para participar do pleito, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, sendo dispensável a apresentação do título de eleitor. Os locais de votação na cidade permanecem os mesmos utilizados no primeiro turno, com atendimento prioritário garantido aos idosos em eventuais filas.

Por Redação Acontece

Foto: Marcos Labanca

By