Chuva volumosa faz 16 cidades paranaenses atingirem a média do mês em 12 dias

Em apenas 12 dias, os acumulados de precipitação registrados no Paraná ultrapassaram o esperado para todo o mês de outubro em 16 municípios. O levantamento contempla 47 estações meteorológicas com mais de cinco anos de medição em território paranaense, evidenciando o padrão de tempo severo que atinge o estado.

Volumes expressivos e ventanias pelo estado

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, diversas localidades registraram marcas superiores a 100 milímetros em um único dia. Os maiores índices ocorreram em Foz do Iguaçu (147,4 mm), Cruzeiro do Iguaçu (127,4 mm) e Cascavel (111,2 mm).

Com esses registros e as precipitações anteriores, atingiram a média histórica mensal as estações instaladas em Altônia, Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Curitiba, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaíra, Laranjeiras do Sul, Loanda, Palotina, Paranavaí, Ponta Grossa, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Telêmaco Borba.

Além da grande quantidade de água, rajadas de vento significativas causaram transtornos. As medições apontaram ventos de 84,6 km/h em Campo Mourão, 76 km/h em Cianorte, 67,7 km/h em Umuarama, 66,6 km/h no aeroporto de Foz do Iguaçu, 65,9 km/h em Assis Chateaubriand e 61,2 km/h em Altônia. Na madrugada seguinte, Cambará anotou rajada de 65,2 km/h.

O ritmo acelerado de chuva se manteve nas primeiras horas da terça-feira (13), principalmente nas regiões Oeste, Noroeste, Norte e Norte Pioneiro, com volumes acima de 30 mm já no início da manhã em municípios como Cambará (46 mm), Jaguariaíva (43 mm), Paranavaí (42,2 mm), Guaraqueçaba (36,2 mm), Assis Chateaubriand (34,6 mm) e Antonina (30,2 mm).

Condições atmosféricas e previsão do tempo

A instabilidade generalizada decorre de um conjunto de fatores climáticos que atua diretamente sobre o estado. “Essas instabilidades ocorrem devido à presença de uma extensa área de baixa pressão, perturbações nos médios e altos níveis da atmosfera e um extenso fluxo de calor e umidade que alimenta e serve como combustível para a formação de tempestades em todo o Paraná”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

Na quarta-feira (14), as tempestades continuam ativas em todas as áreas do Paraná, com risco acentuado de granizo, raios e rajadas de vento na metade norte e em cidades próximas à divisa com São Paulo. Nessas faixas mais quentes, o sol pode surgir entre nuvens antes da formação de novas tempestades isoladas.

Chegada de frente fria traz alívio no fim de semana

A partir de quinta-feira (15) e sexta-feira (16), o quadro meteorológico começa a se modificar gradualmente. “O deslocamento de um sistema frontal pelo oceano traz em sua retaguarda uma massa de ar mais fria e seca, trazendo alívio nas instabilidades e até mesmo a possibilidade de sol, especialmente nas regiões mais a oeste do Paraná”, diz Leonardo.

Embora ainda ocorram pancadas isoladas nos Campos Gerais, Leste e Norte Pioneiro, o ar seco ganha força. A mudança na direção das correntes de ar provocará declínio térmico. “Os ventos que sopram do quadrante sul para norte trarão sensação de frio e redução nas temperaturas mínimas e máximas, principalmente na sexta-feira”, afirma Leonardo.

Balanço das cidades que superaram a média histórica

Confira a comparação entre o índice histórico de outubro e o volume acumulado em 2026 nos primeiros 12 dias do mês:

Foz do Iguaçu: média de 262,2 mm | registrado: 372,4 mm
Cruzeiro do Iguaçu: média de 360,2 mm | registrado: 361 mm
Capanema: média de 278,5 mm | registrado: 290,4 mm
Loanda: média de 174,3 mm | registrado: 285,2 mm
Santa Helena: média de 206,4 mm | registrado: 284,4 mm
Laranjeiras do Sul: média de 265,6 mm | registrado: 283,8 mm
São Miguel do Iguaçu: média de 225 mm | registrado: 275,6 mm
Cascavel: média de 239,5 mm | registrado: 267,4 mm
Altônia: média de 229,4 mm | registrado: 259,6 mm
Assis Chateaubriand: média de 184,4 mm | registrado: 254 mm
Telêmaco Borba: média de 165,9 mm | registrado: 214,4 mm
Guaíra: média de 193 mm | registrado: 214 mm
Palotina: média de 183,4 mm | registrado: 200,6 mm
Ponta Grossa: média de 167,1 mm | registrado: 189,2 mm
Curitiba: média de 162 mm | registrado: 174,2 mm
Paranavaí: média de 151,4 mm | registrado: 170,8 mm

Por Redação Acontece

Foto: Divulgação

By