Itens eram variados e tinham indícios de destinação comercial
Entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil deflagrou diferentes ações na cidade de Londrina-PR, no curso da Operação Fronteiras, para combater as práticas de contrabando e descaminho.
Embora não esteja nas fronteiras do País, Londrina posiciona-se como um estratégico hub de passagem de bens oriundos do Paraguai para São Paulo. Nessa lógica, a RFB atuou em duas frentes: primeiro, em uma ação junto ao Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Cambé, onde se retiveram 2.100 encomendas comerciais, valoradas em 1,5 milhão de reais, e depois, em uma ação intensiva no Terminal Rodoviário de Londrina, onde se apreenderam mais 85 volumes de mercadorias avaliadas em 500 mil reais, carregadas em ônibus de linha provenientes das fronteiras do país, como é o caso de Foz do Iguaçu e Guaíra.
As mercadorias serão contabilizadas pela Alfândega de Foz do Iguaçu, que dispõe de estrutura para processamento do grande volume confiscado.
As ações em Londrina contaram com servidores e recursos logísticos providos por diferentes unidades da RFB, atuando de forma integrada e coordenada, entre estes: a Delegacia de Londrina, a Delegacia de Chapecó, a Alfândega de Foz do Iguaçu, a Alfândega de Florianópolis e a Superintendência de Curitiba. Destaca-se que dentre as mercadorias estrangeiras irregulares apreendidas, as mais frequentes foram perfumes árabes, seguidos de vestuário peruano com falsificação de marcas, vinhos argentinos, robôs aspiradores chineses e medicamentos emagrecedores paraguaios.
A Receita Federal reforça seu compromisso com o combate a estas práticas criminosas em prol da preservação da segurança e economia nacional. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu









