Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores de 283 municípios paranaenses marcaram presença nesta quinta-feira, 30, na abertura da Caravana Federativa em Foz do Iguaçu, aberta pela ministra das Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann.
O evento levou ao Paraná mais de 50 órgãos federais, entre ministérios, autarquias e bancos estatais. Servidores fizeram mais de 1500 atendimentos apenas no primeiro dia, tirando dúvidas de gestores municipais a respeito de convênios, emendas e programas do governo federal. Mais de 130 prefeitos e 160 vereadores passaram pelos estandes.
Na abertura, a ministra Gleisi ressaltou a preocupação municipalista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “O presidente nunca olhou se um prefeito ou governador é de um partido ou de outro”, disse, reafirmando o caráter repúblicano do governo.
“O sucesso do Brasil depende da cooperação do governo federal com estados e municípios”, disse a ministra, após defender as conquistas do atual governo, o crescimento econômico e o número recorde de empregos.
A cerimônia de abertura contou também com a presença do Secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, além do presidente brasileiro de Itaipú Binacional, Ênio Verri. Deputados federais, estaduais, além de ministros como Frederico Siqueira, das Comunicações, e Wolney Queiroz, da Previdência, além da ministra interina das Mulheres, Maria Helena Guarezi, também participaram.
ENTREGAS
A Caravana Federativa, que recentemente também passou por estados como Maranhão e Rio Grande do Norte, teve sua passagem pelo Paraná marcada pela entrega de programas federais. Foram celebrados convênios do Programa de Aquisição de Alimentos com entidades de São José das Palmeiras e Cascavel, totalizando mais de R$ 600 mil.
O Ministério das Comunicações entregou 500 computadores ao Centro de Recondicionamento de Computadores de Londrina, contribuindo para a formação de técnicos. Itaipú Binacional também assinou convênios com vários municípios com projetos como o Mais Enem, cursinho pré-vestibular que hoje já atende mais de 12 mil alunos no sudoeste paranaense.
Fotos: Gil Ferreira / ASCOM-SRI








 
                    