O turismo do Paraná segue nos holofotes de viajantes brasileiros e estrangeiros. Prova disso é que atrativos e pontos turísticos importantes de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, registraram significativo aumento na visitação de turistas em julho de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Para alguns dos atrativos, o último mês, dedicado às férias escolares, foi, inclusive, histórico e com recordes na recepção de viajantes.

São destaques locais o Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves, Wonder Park e o passeio Itaipu Especial. Juntos, esses locais registraram em julho deste ano 222.343 turistas, um aumento de 23,6% em relação aos 179.860 visitantes em 2024. Some-se ao número de 2025 os 51,7 mil visitantes no Mercado Público Barrageiro, que foi inaugurado em novembro do ano passado e não tem comparativo com julho de 2024.

Os números foram levantados e repassados por concessionárias e administradores de cada local. O Parque Nacional do Iguaçu ainda não divulgou os números do mês.

“É um orgulho ver locais tão especiais do nosso Estado, como Foz do Iguaçu, atingindo grandes números na recepção de visitantes do Brasil e do mundo”, diz Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Seja pela beleza natural, atividades em meio à natureza ou pelas experiências únicas, ter atrativos de um dos nossos principais destinos registrando aumentos é um diagnóstico positivo do setor estadual como um todo”.

O Marco das Três Fronteiras encerrou o mês de julho com mais de 61,4 mil visitantes, um aumento de 10% em comparação ao mesmo período de 2024. O sétimo mês de 2025 foi o melhor da série histórica do atrativo, contabilizada desde 2015, quando o Grupo Cataratas assumiu a modernização e gestão do espaço.

No mesmo período, visitantes de 84 diferentes nacionalidades estiveram no local. Além dos brasileiros, visitaram o atrativo turistas da Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Estados Unidos. “Isso mostra que os investimentos em atrações e atendimento qualificado têm refletido positivamente na captação desses viajantes, não apenas a esse local em Foz, mas ao Paraná como um todo”, afirma Cassiano Prevê, gerente comercial do Marco das Três Fronteiras.

Criado em 1903, esse ponto turístico do município fronteiriço do Oeste do Paraná, simboliza a união entre Brasil, Argentina e Paraguai, países que influenciam diretamente na cultura de Foz do Iguaçu. O local conta com diversas atrações, como gastronomia, ambientação histórica e curiosidades, que tornam a imersão na cultura dos povos da região ainda mais especial.

“Os atrativos de Foz do Iguaçu, assim como outros atrativos paranaenses, são o foco da ação de promoção do turismo desenvolvida pelo Viaje Paraná. Entendemos que ao mostrar esse potencial aos agentes de viagens de todo o país e até mesmo em feiras e eventos internacionais, estamos contribuindo para a visibilidade do turismo do Estado”, destaca o diretor de Operação e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini.

PARQUE DAS AVES E WONDER PARK – O Parque das Aves teve mais de 113 mil visitantes ao longo de julho deste ano, um aumento de 18% na comparação com o mesmo período de 2024, que registrou 97 mil pessoas. Os brasileiros continuam sendo a maioria entre os visitantes do atrativo, seguidos por turistas da Argentina e Paraguai. 

Já o complexo Wonder Park, que reúne atrações como o Movie Cars, Show das Águas e Lumina Park, registrou um aumento de 97% na recepção de turistas em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram quase 40 mil ingressos no sétimo mês deste ano, contra 20,3 mil de julho de 2024.

ITAIPU E MERCADO PÚBLICO – No Complexo Turístico de Itaipu o destaque ficou para o passeio Itaipu Especial, que leva turistas pelos bastidores da Usina. Apenas esse passeio atraiu 7.943 pessoas, um aumento de 17,57% em relação ao mesmo período de 2024, que teve aproximadamente 6.760 visitantes.

Já no segmento do Turismo Gastronômico, o Mercado Público Barrageiro, inaugurado em novembro do ano passado, recebeu mais de 51,7 mil visitantes em julho deste ano, entre turistas e moradores. Além de culinárias típicas e contemporâneas, o local é um ponto de encontro de diversas culturas, com shows musicais, apresentações artísticas e sabores autênticos da região.