A Receita Federal de Foz do Iguaçu, por meio dos servidores da Divisão de Vigilância e Repressão da Alfândega e com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), apreendeu 1.500 celulares contrabandeados durante uma operação de fiscalização na última sexta-feira (31). A carga, avaliada em aproximadamente R$ 800.000,00, estava dentro de uma caminhonete abordada pelos servidores.

O veículo trafegava em alta velocidade, o que chamou a atenção da equipe de vigilância da alfândega. Ao notar a aproximação dos servidores, o motorista acelerou na tentativa de fuga. Para suporte, o helicóptero Falcão, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas foi acionado.

A caminhonete foi encontrada abandonada em São Miguel do Iguaçu, no perímetro urbano. O veículo estava com as portas travadas e vidros escurecidos. Os servidores precisaram quebrar um dos vidros para acessar o interior, onde encontraram diversas caixas de papelão repletas de smartphones sem documentação fiscal.

Um guincho foi acionado para remover o veículo, que foi levado à alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais. Na sede da Receita, uma contagem preliminar confirmou a presença de 1.500 aparelhos celulares. O valor estimado da carga, com base na cotação atual do dólar, ultrapassa R$ 800.000,00.

A Receita Federal segue investigando para identificar os responsáveis pelo contrabando e evitar que os produtos apreendidos cheguem ao mercado ilegal. Operações como essa fazem parte do combate contínuo ao tráfico de mercadorias ilícitas, com foco especial no setor de eletrônicos, um dos mais visados pelo contrabando na região.

Para efetuar denúncias anônimas, é possível entrar em contato pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.

Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Foz do Iguaçu