Teve início nesta sexta-feira, 4, a abertura oficial do Outubro Rosa em Foz do Iguaçu, no auditório da Polícia Federal. A campanha visa aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de reforçar o compromisso do município com a saúde da mulher. Durante o evento, ações e serviços de saúde foram apresentados, reforçando a importância do atendimento integral e humanizado à mulher.
O Secretário de Saúde, Ulisses Figueiredo, expressou a preocupação em atender às mulheres não apenas na prevenção do câncer de mama, mas também em relação à prevenção de outras doenças e à violência.
“Em menos de dois anos, realizamos mais de 140 mil exames preventivos no município, incluindo quase 17 mil mamografias. Com esta campanha, nosso objetivo é ampliar o acesso à saúde para cada vez mais mulheres, promovendo mais consultas ginecológicas, obstétricas e cirurgias necessárias”, destacou o secretário.
Durante a solenidade, foi destacada a reunião realizada em 27 de setembro, na qual o município firmou contratos com os hospitais Madre de Dio, de São Miguel do Iguaçu, e Nossa Senhora de Fátima, de Missal. Esses contratos visam apoiar a demanda por cirurgias na área de ginecologia. O processo inclui consultas e exames realizados em Foz do Iguaçu, com encaminhamento para os hospitais de referência e o retorno dos pacientes para realizar o pós-operatório na cidade.
A Presidente da Associação de Remadoras Flor de Lótus de Foz do Iguaçu, Regina Maura Santos, esteve presente no evento e destacou o papel da Associação, criada em 2020 em Foz. “É preciso estarmos atentas na hora de falar sobre o câncer de mama. Para nós, é fundamental e emocionante compartilhar a história de cada mulher da nossa Associação, mostrando que é possível ter uma vida saudável após a doença. Embora outubro represente um mês de conscientização, é um tema que precisamos abordar o ano todo”, enfatizou Regina.