O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), passou a utilizar a cor amarela na iluminação cênica da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, localizada em Foz do Iguaçu, região Oeste, e no município paraguaio de Presidente Franco.

A mudança é em alusão ao 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e ao Setembro Amarelo, que trata da mesma questão. A ponte internacional vai permanecer com essa cor pelas próximas semanas, visando atrair atenção para o tema.

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) conta com ações permanentes, material informativo e outros recursos para prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.

PROJETORES – A Ponte da Integração conta com projetores nos estais, pilares e mastros, sendo modificada a iluminação cênica para marcar datas e eventos de grande relevância.

OBRA – Recentemente a obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi a vencedora do Troféu PAINEL 2024 na categoria Empreendimento Público. A premiação é organizada pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, de Belo Horizonte, que reconhece profissionais, empresas e órgãos governamentais envolvidos em projetos de infraestrutura de energia, transporte e logística no País.

A construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi finalizada em 2023, e agora estão sendo executadas as obras nas rodovias de acesso à estrutura. Ela tem 760 metros de comprimento, 19,2 metros de largura, com duas torres de sustentação de 124 metros de altura. O vão-livre da estrutura, de 470 metros, é o maior da América Latina.

O projeto completo, que inclui a Ponte da Integração e os acessos viários dos dois países, tem como objetivo desviar o trânsito pesado de caminhões para a nova ponte, desafogando parte do fluxo da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudade del Este.