“Educação: eu assumo este compromisso!” é o tema da campanha lançada este mês pelo Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi). O intuito é possibilitar que candidatos a prefeito e vereador para as Eleições 2024 assinem Carta-Compromisso da Educação com o sindicato, assumindo a obrigação de cumprir reivindicações feitas pelos profissionais que atuam nas escolas e CMEI´s do município.

O documento foi elaborado com base na pauta de negociações que está em andamento com a administração municipal e levando em conta solicitações feitas pelos educadores municipais aos dirigentes sindicais. A versão final da Carta-Compromisso foi elaborada em conjunto com os representantes sindicais nas unidades escolares de Foz.

A valorização dos trabalhadores que compõem os serviços da educação, recompondo perdas salariais, e o cumprimento do Piso Nacional no salário-base estão entre as principais reivindicações. Os educadores também pedem melhorias nos espaços de trabalho, com proteção à integridade física e mental dos profissionais e dos alunos e ressaltam a importância da atenção à previdência municipal. A diminuição do número de alunos nas salas de escolas e CMEI´s é outro aspecto abordado.

Dois candidatos a prefeito já assinaram o documento: Sâmis da Silva (PSDB) e Zé Elias (UB), além de candidatos a vereador. Na segunda-feira (26), o candidato a prefeito General Silva e Luna (PL) também irá à sede do Sinprefi e, nos próximos dias, os dirigentes sindicais irão receber mais candidatos para debater as reivindicações e assinar a carta. “O convite está aberto a todos os candidatos que queiram nos ouvir e estabelecer este compromisso elaborado em conjunto com a categoria de servidores que é a maior do município,” disse a presidente do Sinprefi, professora Viviane Fiorentin Dotto.

O MAIOR SINDICATO DE FOZ
O Sinprefi, atualmente, é o maior sindicato de Foz do Iguaçu, tendo 2.400 filiados entre professores, secretários, coordenadores, diretores, entre outros cargos, além dos aposentados da educação municipal. A criação do sindicato, em 2010, partiu do desejo de constituir um sindicato específico para defender os direitos dos profissionais que atuam na rede municipal de educação.

Graças a essa atuação sólida, ativa e consistente, o Sinprefi conquistou, por exemplo, o Plano de Carreira para os profissionais da educação. A defesa do pagamento do Piso Nacional é outra luta constante pela valorização para todos.