Por Deoclécio Duarte
A educação é o alicerce fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Em Foz do Iguaçu, essa verdade ressoa com urgência, à medida que enfrentamos desafios significativos no setor. A infraestrutura inadequada, a necessidade de formação continuada para os professores, a escassez de equipamentos e o baixo incentivo à leitura são apenas algumas das barreiras que comprometem a qualidade da educação. Além disso, o desestímulo de pais e alunos quanto à importância da educação para uma vida melhor e mais igualitária agrava ainda mais essa situação.
Embora a estrutura educacional na cidade tenha registrado avanços, ainda temos um longo caminho a percorrer. Atualmente, mais de 1.400 crianças aguardam uma vaga em Centros Municipais de Educação Infantil (creches). A Defensoria Pública do Estado cobra há anos que a Secretaria Municipal de Educação elimine essa fila, mas a solução ainda não foi alcançada.
A Prefeitura reconhece a importância da educação infantil e afirma estar comprometida em oferecer um atendimento adequado às crianças. No entanto, é preciso agir com firmeza e determinação para enfrentar o problema. Muitos pais que não conseguem uma vaga nas creches precisam deixar de trabalhar fora de casa para cuidar dos filhos ou encontrar alguém que possa assumir essa responsabilidade, o que muitas vezes implica em custos e na falta de acompanhamento profissional adequado para o desenvolvimento das crianças.
Outro aspecto crucial é a ampliação do ensino em tempo integral. Nesse modelo, os alunos estudam disciplinas tradicionais, como português, matemática, história e geografia, e no contraturno participam de atividades esportivas, artísticas e de idiomas. É fundamental que Foz do Iguaçu recupere o destaque que já teve na educação, quando conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) por vários anos consecutivos.
Precisamos construir novas escolas e CMEIs e novos e modernos Centros de Convivência Escola Bairro, equipados com quadras esportivas, piscinas e salas para práticas de ginástica e artes marciais. Além disso, é necessário resgatar as Olimpíadas do Saber, Esporte e Artes, uma verdadeira celebração que envolve mais de 20 mil alunos da rede municipal. Essas competições revelam talentos que podem representar o Brasil em eventos internacionais no futuro e ensinam lições valiosas de preparação e dedicação.
Investir em educação é investir no futuro. Precisamos preparar nossas crianças para serem felizes e bem-sucedidas, prontas para enfrentar os desafios que a vida lhes apresentará. Conclamo todos os iguaçuenses a fazerem um pacto pela educação, melhorando a infraestrutura, capacitando e valorizando os educadores e criando um ambiente otimista e solidário. Juntos, podemos transformar a educação em Foz do Iguaçu e garantir um futuro brilhante para nossa cidade e nação.
Deoclécio Duarte é empresário e um apaixonado por Foz do Iguaçu