Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atualização do calendário vacinal

No próximo sábado (15), todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz estarão em funcionamento, das 8h às 17h, para a atualização do calendário vacinal. A intenção, além de colocar em dia a carteirinha de vacinação da população em geral, é reforçar a campanha de vacinação contra a Pólio no município, iniciada no dia 27 de maio deste ano.

O objetivo do Dia D da Vacinação é focar, principalmente, na dose de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP) em crianças com idade entre 1 ano e menores de 5, que previne contra a paralisia infantil. Além disso, as crianças com menos de 1 ano também terão as vacinas, incluindo a da poliomielite, atualizadas.

Não é necessário realizar qualquer agendamento prévio. Basta levar um documento de identificação e, caso tenha, a carteira de vacinação.

Para a coordenadora do Programa de Imunização de Foz do Iguaçu, Adriana Izuka, é essencial ressaltar a importância desta campanha, especialmente para as crianças de 1 a 4 anos, que precisam receber novamente a vacina oral contra a poliomielite, mesmo que já tenham o calendário de vacinação em dia. “Temos uma população de pouco mais de 15.600 crianças e, até o momento, alcançamos apenas 12% da cobertura vacinal. A procura ainda está abaixo do esperado em relação à meta que buscamos atingir, que é de 95%”, complementa.

Pólio

A poliomielite, causada pelo poliovírus que habita o intestino, é uma doença que geralmente afeta crianças com menos de 4 anos de idade. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de garganta, náusea, vômito e prisão de ventre, muitas vezes assemelhando-se a infecções respiratórias e gastrointestinais.

Em cerca de 1% dos casos, a doença assume uma forma paralítica, podendo ocasionar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e até mesmo levar à morte.

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde