Unidade suspenderá temporariamente os atendimentos às 07h, na segunda-feira (06). Serviços de urgência serão redirecionados para a UPA Samek

As obras de reforma e ampliação na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Walter Cavalcante Barbosa – UPA do Morumbi – iniciam na próxima terça-feira, dia 07 de novembro, com a suspensão do atendimento à população às 07 horas de segunda-feira (06). A previsão de conclusão é de até 60 dias.

Durante esse período, os serviços de urgência e emergência serão redirecionados para a UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras.

A Unidade Padre Ítalo 24h e as unidades básicas de saúde do Morumbi II e Cidade Nova também reforçam a estrutura de assistência, mas somente para o atendimento de casos leves. Na Padre Ítalo, o atendimento dessas demandas será ininterrupto, durante 24 horas.

Nas UBSs do Morumbi II e Cidade Nova, o atendimento será das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Durante o horário normal de expediente, os dois equipamentos mantêm os serviços de rotina.

A secretária de Saúde Rose Meri da Rosa, informa ainda que não haverá prejuízos na assistência da população e que todas as providências para a estruturação da rede estão sendo tomadas com vistas a garantir um atendimento de qualidade aos usuários.

“A suspensão temporária do funcionamento da UPA do Morumbi é necessária para a realização das obras, que vão melhorar a qualidade de prestação de serviços no local. Estamos trabalhando diariamente para garantir a assistência nas outras unidades e pedimos apoio da imprensa e da sociedade civil para a divulgação sobre as mudanças”, afirmou.

As 29 unidades básicas de saúde também integram a rede de assistência, com enfoque nos atendimentos primários, que não requerem atendimento emergencial. A maioria da população ainda utiliza o serviço de urgência quando deveria acessar a rede de atenção primária.

“Importante que os usuários procurem a unidade de urgência e emergência nesse tipo de situação e para os casos leves, é sempre orientada a busca pelas unidades básicas de saúde”, complementou Rose.

Mudanças
Com a suspensão temporária no atendimento da UPA do Morumbi, a estrutura da João Samek foi transformada para atender o aumento da demanda. A unidade terá acolhimento para dois ambientes e acréscimo de vinte poltronas na sala de medicação. Além disso, foi feita a ampliação de consultórios médicos e de leitos no setor amarelo (pacientes em observação) e expansão do setor de pediatria, com aumento de escalas de pediatras.

Outra medida é o serviço de ortopedia, que contará com a presença de um médico ortopedista, no horário das 19 às 22 horas, para avaliar os pacientes e dar maior agilidade no processo.

No setor de emergência (vermelho), serão nove leitos com suporte de equipamentos, totalizando doze leitos de urgência e um de isolamento. Também haverá a disponibilização de mais leitos de internamento clínico, em caso de necessidade de encaminhamento hospitalar.

Reforma
As obras na UPA do Morumbi prevêem diversas mudanças estruturais com foco em promover melhorias na qualidade de atendimento aos usuários e também no ambiente de trabalho aos servidores. Ao todo, o investimento é de R$ 558.815,42.

A unidade passará por uma substituição da cobertura que deverá sanar os problemas de goteiras e infiltrações; e ainda, por uma restauração de todos os tetos, forros, pisos e paredes que hoje se encontram degradados.

Entre as mudanças internas também está à desativação permanente da Central de Material Esterilizado Simplificada, que abrirá espaço para receber uma nova sala de medicação com aproximadamente 45m² – quase o dobro do tamanho atual.
Além disso, será feito o aditamento de uma sala de classificação de risco, um consultório indiferenciado (para atendimento de várias especialidades) e um novo morgue, com fluxo logístico adequado.

Responsabilidade
A reforma na unidade de pronto atendimento da UPA Morumbi cumpre os acordos feitos com o Ministério Público, em face de Ações Civis Pública, que determinaram a reestruturação infraestrutural do equipamento, melhorias no fluxo administrativo e no atendimento aos pacientes, além de cumprir as prerrogativas da Vigilância Sanitária.