Local levará o nome do médico Jonathan Pliacekos, em reconhecimento aos serviços prestados ao município; o investimento na obra é de R$ 2,7 milhões

A Prefeitura de Foz do Iguaçu entrega neste sábado (02) a Unidade de Saúde da Família Dr. Jonathan Pliacekos, no Profilurb I. A cerimônia de inauguração está marcada para as 9 horas com a presença do prefeito Chico Brasileiro e da secretária de saúde Rose Meri da Rosa, além de autoridades locais e familiares do médico Jonathan, que atuou por 27 anos na saúde pública do município.

Esta será a maior unidade de saúde dentre as 29 existentes no município, com mais de 870 metros quadrados e 20 salas para atendimento e áreas administrativa. A UBS atenderá cerca de 8 mil pessoas que vivem na região. “Vamos garantir para a população do Profilurb I um atendimento ainda mais humanizado, dentro de uma estrutura moderna, ofertando um atendimento multiprofissional, além de garantir melhores condições de trabalho as nossas equipes” disse a secretária de Saúde, Rose Meri da Rosa. O investimento do município na obra é de R$ 2,7 milhões.

O local conta com 6 consultórios médicos, 3 consultórios odontológicos, espaço para farmácia, além de áreas administrativas e para reuniões das equipes, salas para procedimentos, vacinas, inalação, curativos, almoxarifado, copa e sanitários adaptados. O saguão, onde fica a recepção, possui 270 metros quadrados.

A nova unidade está localizada na Rua Lulas, no loteamento Vila Maria. O espaço fica a aproximadamente 450 metros da atual UBS que atende a região. “Iniciaremos o atendimento na próxima segunda-feira (04), das 7h às 19h, com a mesma equipe que atua na Ubs do Profilurb I. Teremos uma unidade nova com trabalhadores que já são conhecidos pela comunidade, e de forma gradativa ampliaremos as equipes”, informou a diretora de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Márcia Batista. Atualmente, 27 profissionais estão lotados nesta unidade.

Homenagem

A Unidade de Saúde levará o nome do médico Jonathan Pliacekos, falecido em novembro de 2020, vítima da Covid-19. Nascido em 1946 na cidade de Erebango, no Rio Grande do Sul, Pliacekos formou-se em medicina em 1969 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em Foz do Iguaçu, atuou por 27 anos na rede pública de saúde, na Santa Casa Monsenhor Guilherme, onde permaneceu por dez anos; no antigo Pronto Atendimento Municipal, nas UPAS e unidades de saúde de diversos bairros, além da central de regulação do SAMU.

Antes de chegar a Foz do Iguaçu, residiu por 21 anos na cidade de Altônia (PR), onde foi prefeito entre 1989-1992. Também foi fundador da Associação Comercial da cidade e presidente da Associação dos Hospitais do Noroeste do Paraná, entre outras funções públicas.

Com a chegada da pandemia a Foz do Iguaçu, em março de 2020, Dr. Jonathan foi um dos responsáveis pela implantação da telemedicina, atendendo os pacientes de forma remota, trabalhando de sua casa. Até outubro daquele ano, mais de 10 mil pessoas foram atendidas por ele, com orientações a respeito dos cuidados e medicações. O médico faleceu aos 74 anos, em 1º de novembro de 2020, deixando a esposa, Claudinéia Pliacekos, quatro filhos e quatro netos.