Entrega de veículos nesta sexta-feira (28) contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, do presidente da Alep, Ademar Traiano, e do prefeito Chico Brasileiro
A maior renovação de frota de ambulâncias dos municípios que possuem Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) chegou a Foz do Iguaçu e Medianeira, com a entrega de dois novos veículos nesta sexta-feira (28), na sede Operacional e Administrativa do Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, os prefeitos Chico Brasileiro e Antonio França receberam em mãos as chaves das novas ambulâncias, simbolizando a parceria estabelecida por convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Corpo de Bombeiros e os municípios.
Cada município recebeu um veículo preparado para operação com kit completo para o atendimento pré-hospitalar. O valor estimado de cada unidade é de R$475 mil reais. Ao todo serão 60 ambulâncias entregues pela Sesa, com um investimento total de R$29,8 milhões.
“Conseguimos em 2021 firmar esse grande convênio com os municípios e os Corpos de Bombeiros, em um esforço conjunto que resultará na renovação de 95 veículos em todo Paraná, sendo 35 através do Corpo de Bombeiros, e 60 pela Sesa”, informou Beto Preto.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, cada ambulância possui capacidade de oito atendimentos por dia, resultando em uma média de três mil por ano. “A maior renovação da história faz jus à melhor corporação do Brasil”, ressaltou.
Para o prefeito Chico Brasileiro, o fortalecimento da estrutura do Siate contribui para melhorar ainda mais a qualidade de atendimento da rede de urgência e emergência na tríplice fronteira, cuja agilidade é fundamental para salvar vidas.
“Hoje o corpo de bombeiros possui uma estrutura preparada para a realidade da tríplice fronteira, pois o Siate recebe atendimentos de toda região e dos países vizinhos.Ter uma estrutura preparada e ágil faz a diferença para salvar vidas no atendimento pré-hospitalar”, ressaltou.
Além disso, Brasileiro destacou que a melhoria acompanha o crescente investimento em todos os níveis de estruturação da cidade. “Foz está se preparando para 2050, com obras de infraestrutura, articuladas com o apoio do Estado e da Itaipu Binacional, que projetam para a cidade para um ciclo de crescimento de 10 por cento ao ano, e uma cidade que pensa em ser grande não pode ter uma estrutura pequena”, acrescentou.
O tenente-coronel Edson Leonel Rodrigues, respondente pelo Comando do 9º Grupamento de Bombeiros, agradeceu ao secretário estadual de saúde e aos prefeitos das cidades beneficiadas. Ele lembrou que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições com melhor avaliação pela população, e que Foz do Iguaçu, uma cidade turística e receptiva, tem a vocação de atender bem a todos, e que isso permeia os serviços da corporação, agora reforçados com duas novas ambulâncias de última geração.
Também participaram do evento os deputados estaduais Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa, Matheus Vermelho, Alexandre Curi, Alisson Wandscheer e Luiz Cláudio Romanelli; o secretário de Segurança de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke; a secretária de Saúde de Foz, Rose Meri da Rosa, e o diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira.
Foto: Thiago Dutra/PMFI