A Polícia Civil do Paraná ministrou palestras para cerca de mil pessoas sobre crimes virtuais, combate às drogas, direitos da comunidade LGBTQIA+ e polícia judiciária em Curitiba, Lapa, Paranaguá e Umuarama nas últimas semanas.
Elas foram ministradas por investigadores e delegados da PCPR e tiveram como público-alvo alunos, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais. Os eventos aconteceram em lugares como escolas e universidades.
A interação do projeto visa a aproximação entre a PCPR e a população, além de conscientizar e prevenir que os adolescentes e adultos sejam vítimas de crimes. O trabalho orientativo também leva informações sobre temas relevantes para que a população esteja ciente dos seus direitos.
O delegado Felipe Martins, um dos responsáveis por ministrar uma das palestras, afirma que essa interação estimula os jovens a denunciar e cuidar da sua atuação, principalmente online.
“Pudemos mostrar o trabalho e também estimular aqueles que têm um sonho em ingressar nos quadros da Polícia Civil”, ressalta.
Em alusão à campanha nacional do Junho Branco, que incentiva ações referentes ao combate e prevenção ao uso de drogas, foi ministrada uma palestra educativa para 150 alunos em uma faculdade de Curitiba. A iniciativa contou com a presença de cães policiais.
Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas através do faro. Os cachorros são treinados pelos tutores diariamente, durante aproximadamente 2 anos, com o objetivo de aperfeiçoar para estarem aptos para as ações.
A PCPR também participou de um evento contra a homofobia, transfobia e bifobia, promovido pela Prefeitura de Paranaguá. A discussão abordou a não violência e ressaltou a cidadania e dos direitos LGBTQIA+.
Durante o PCPR na Comunidade na Lapa, ocorrido nos dias 6 e 7 de junho, servidores da PCPR também ministraram quatro palestras, nas quais foram abordados temas relacionados à rede de proteção, prevenção à exploração e ao abuso sexual infantil e combate às drogas. Elas foram direcionadas a profissionais da educação, assistentes sociais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais e alunos com idades entre 9 e 17 anos.
PCPR NA COMUNIDADE – As palestras fazem parte do PCPR na Comunidade. O projeto tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e conclusão de investigações. Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas neste site.
Foto: PCPR