Cerca de 60 encontros darão base para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece em março deste ano
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quinta-feira (05), as pré-conferências para o levantamento de propostas para melhorias nas políticas públicas e no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Serão cerca de 60 encontros, inicialmente com as equipes da pasta e depois com prestadores de serviços, trabalhadores e usuários, que irão dar base para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece em março.
Este ano, o tema do evento é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A primeira pré-conferência reuniu a Diretoria de Assistência Especializada, a Diretoria de Saúde Mental e a Residência Multiprofissional, na Fundação Cultural. Nesses encontros, também serão eleitos os delegados que terão direito a palavra e voto no dia da conferência e também os observadores, com direito somente à palavra.
O objetivo da Conferência Municipal de Saúde é a aprovação e deliberação das propostas aprovadas durante as prés, a eleição de novas entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde (Comus) de 2023 a 2026 e a eleição dos delegados que irão representar as propostas de Foz na Conferência Estadual de Saúde, que acontece em Curitiba entre abril e junho deste ano.
“Este é um importante momento para a Saúde do município, em que fazemos a avaliação dos equipamentos, das ações em andamento e de propostas para um atendimento de cada vez mais qualidade para os iguaçuenses. Por isso, é fundamental o envolvimento de todos os setores e também da população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), André Buriasco, comentou que, devido aos impactos da pandemia da covid-19, “existem muitos assuntos para serem debatidos na Conferência Municipal de Saúde”. “É o clímax da discussão democrática da área de saúde, em que o usuário, trabalhador e gestor se juntam em uma grande plenária para decidir os encaminhamentos para os próximos quatro anos”, disse. Ele reforçou o convite à população para participar dos encontros.
Temas
Entre os temas que estarão na pauta da Conferência Municipal de Saúde, estão Financiamento e judicialização da saúde; Fortalecimento da Atenção Primária; Política de acessos e educação permanente, saúde mental, Pessoas com Deficiência (PCD), Saúde do Trabalhador; Vigilância em Saúde; Assistência Especializada, Hospitalar, UPAs e Samu; e Gestão logística e inovação tecnológica.
Próximos encontros
06/01 (quarta-feira) – 10h – Diretoria de Vigilância em Saúde. Local: Auditório da Vigilância – Vila Yolanda.
10/01 (terça-feira) – 10h – Diretoria de Manutenção em Equipamentos de Saúde, Diretoria de Gestão em Saúde, Gerência de Serviços Técnicos/demandas de TI. Local: Fundação Cultural.
10/01 (terça-feira) – 13h – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Local: Auditório do CCZ.
11/01 (quarta-feira) – 10h – Fundação Municipal de Saúde e UPAs. Local: Fundação Cultural.
02/02 (quinta-feira) – 10h – Diretoria de Atenção Primária. Local: Fundação Cultural.
03/02 (sexta-feira) – 10h – Diretoria de Auditoria e Controle e Diretoria do Fundo Municipal de Saúde. Local: Fundação Cultural.
- Em fevereiro, também serão realizadas as pré-conferências com prestadores, usuários e trabalhadores, em data e local ainda a serem definidos.