Dos 64 trabalhos que chegaram à etapa final, 16 foram classificados em quatro categorias; premiação acontecerá em fevereiro durante o Seminário da Educação

A Secretaria Municipal da Educação divulgou nesta quarta-feira (14) a classificação geral dos projetos vencedores da 14ª edição do Prêmio Professor Paulo Freire, que reconhece as melhores experiências desenvolvidas por profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I.

Ao todo, 64 projetos chegaram até a etapa final e 16 deles foram classificados nas categorias Livre, Meio Ambiente/Sustentabilidade, História, Patrimônio e Cultura e Gestão Escolar.

Serão premiados os melhores projetos, sendo até três iniciativas por categoria. A entrega da premiação acontecerá no dia 1º de fevereiro durante o Seminário da Educação.

“Essa premiação tem o intuito de valorizar o professor e o gestor comprometido com a melhoria da qualidade de ensino, que em suas ações ampliam conhecimentos promovendo aprendizagem significativa aos educandos”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

Projetos inovadores

Do período de inscrição até agora, foram seis meses de trabalho e dedicação dos educadores, que surpreenderam a comissão avaliadora com temas da atualidade e projetos inovadores.

“Amo participar da premiação do Paulo Freire. A cada ano que passa os projetos são melhores e com maior envolvimento da comunidade, com excelente relevância social”, afirmou a integrante da comissão, Fátima Debald, mestre em educação e especialista em metodologias ativas.

A banca foi formada por professores, mestres e doutores em Educação da Unioeste, Unila, Uniamérica, UDC, do magistério, aposentados da rede municipal e servidores das secretarias de Meio Ambiente e Esportes. As etapas incluíram a formação dos participantes, elaboração dos projetos, visitas da comissão às unidades escolares, relatos de experiência e apresentação final, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro.

“Estamos muito satisfeitos em ver a qualidade dos projetos e principalmente, o quanto eles contribuíram para o aprendizado dos alunos e com o envolvimento da comunidade escolar”, afirma Rosane Aparecida Becher Alves, da Comissão Organizadora do Prêmio Paulo Freire.