Gilsomar Higa comanda também a equipe de Foz do Iguaçu e levou o nome da cidade para a competição internacional

O técnico iguaçuense Gilsomar Higa comandou a seleção brasileira de Kickboxing no Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputada em Cascavel entre os dias 16 a 20 de novembro. Higa foi convidado pela Confederação Brasileira para ser o técnico dos atletas que buscavam a classificação ao Mundial da Arábia Saudita, em 2023.

Mais de 300 atletas de ponta estavam sob o comando do iguaçuense – entre eles, estavam também quatro atletas de Foz do Iguaçu, que conquistaram três medalhas de ouro, três pratas e um bronze.

Nicolas Bottega voltou com dois ouros, nas categorias Point Fight e Kick Light (89kg); Amanda Bortoliero conquistou o ouro na categoria K1 (60kg); Johnatan Vieira Moura encerrou com duas pratas nas categorias Point Fight e Kick Light (74kg); Geni Moreno ficou com uma prata e um bronze, disputando a Light contact e Point Fight (65).

“Foi a segunda vez neste ano que pude comandar o Brasil, e sempre é uma experiência inesquecível. Espero seguir trabalhando na cidade e levar mais atletas de Foz para as grandes competições que virão, inclusive sediadas aqui. Temos grandes atletas e ficamos felizes ao ver esse reconhecimento”, disse Higa.

Experiência local

Higa possui uma experiência de 35 anos em lutas marciais, tendo sido atleta e campeão mundial de taekwondo, além de ser campeão brasileiro e Sul-Americano de Kickboxing. Para melhorar a carreira como técnico, formou-se em Educação Física, aperfeiçoando os treinamentos e formando novos atletas.

“Vivo a arte marcial há muito tempo, então é muito gratificante viver tudo isso. Estou sempre aprendendo, inclusive com os atletas que eu treino. Quero buscar cada vez mais conhecimento para dar excelência ao esporte iguaçuense”, afirmou.

Foto: PMFI