Visita técnica aconteceu nesta terça-feira (08) na Escola Gabriela Mistral e foi acompanhada pela equipe da Secretaria da Educação
Representantes da Secretaria da Educação de Serranópolis do Iguaçu estiveram em Foz na manhã desta terça-feira (08) para conhecer o modelo de funcionamento do período integral nas escolas da rede pública. O objetivo foi conhecer as estratégias de implantação dessa modalidade de ensino no âmbito da gestão pedagógica, tecnológica e curricular, para ser adaptado ao município de Serranópolis.
A visita técnica aconteceu na Escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster, a segunda unidade a implantar o período integral no município. A primeira foi a Escola Parigot de Souza, na região Central.
O secretário de educação de Serranópolis, Leandro Luiz Hippler, e as coordenadoras educacionais foram recebidos pela secretária da educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva, a diretora de Ensino Fundamental, Eliziane Diesel, e a diretora da escola, Eliane Chope.
A equipe conheceu toda a estrutura da unidade escolar, que foi reconstruída e entregue à comunidade neste ano. A nova escola conta com dez salas de aula climatizadas, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, saguão, playground, cozinha, almoxarifado e salas administrativas. Os 280 estudantes matriculados na escola iniciaram o período integral em agosto deste ano e, além da grade curricular, eles têm aulas de inglês, espanhol e robótica, oficinas de dança urbana e artesanato, aulas de educação ambiental e educação financeira.
A proposta da visita, conforme explicou o secretário Leandro Hippler, é iniciar o período integral na única escola de Serranópolis, que atende cerca de 300 crianças. “Viemos conhecer a estrutura e entender o funcionamento, com relação à oferta de atividades, os horários dos professores, a questão da merenda escolar. Cada escola possui uma realidade, mas é importante conhecer a experiência para termos ideia de como começar”, comentou.
A secretária Maria Justina orientou a equipe que inicie o projeto de forma gradativa, possibilitando adequações programadas. “Os desafios do período integral são muitos, mas hoje Foz do Iguaçu é modelo neste atendimento. A proposta é ampliarmos o número de escolas de período integral em 2023, assim como as atividades de contraturno que já são ofertadas na maioria das unidades de ensino”, contou.
A visita técnica foi acompanhada pelas coordenadoras da Secretaria da Educação de Serranópolis do Iguaçu Veronise Begnini e Rizane Peretti, e a diretora da escola Silvana Henicka.
Foto: Divulgação PMFI