Os procedimentos são prioritários para pets de pessoas com número de identificação social, inscritas no CadÚnico, protetores independentes e ONGs de proteção animal

A partir desta segunda-feira (31) até o próximo sábado (05), estão previstas as castrações de 1.086 cães e gatos em Foz do Iguaçu, pelo programa CastraPet Paraná. As cirurgias estão sendo feitas das 8h às 13h30 no CTG Charrua.

O chamamento dos tutores foi feito conforme as prioridades da iniciativa do governo estadual e o cadastro da Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário.

Os serviços têm como prioridade pessoas com número de identificação social, inscritas no CadÚnico, protetores independentes e ONG de proteção animal.

Thais Ferreira, moradora da região do Porto Meira, não perdeu a oportunidade e levou os dois gatos para a castração. “É uma chance única. É um procedimento que custa caro e que a prefeitura oferece pra quem não tem uma boa condição financeira. A castração beneficia nossos pets e também garante mais segurança para os donos”, disse.

Já Ezio Henrique Dias, que mora no Jardim Itália, levou a gatinha e o cachorro. Ele conta que aguardava o procedimento há algum tempo. “Essa é uma ação importante. São como filhos pra mim, e a castração ajuda muito, principalmente na saúde dos pets. Tenho cinco gatos e um cachorro e, depois de hoje, todos estarão castrados e seguros”.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, Vilmar Andreola, acompanhou a abertura dos trabalhos no CTG Charrua. O balanço é positivo no primeiro dia de ação, segundo ele. “Começamos bem. Quem estava previamente agendado já está trazendo seus pets para a castração. É um serviço gratuito que atende, principalmente, às pessoas carentes no município, que não têm condições de pagar pelo procedimento. É a prefeitura trabalhando em prol da comunidade”, ressaltou o secretário.

Castrapet Paraná

O Programa Castrapet Paraná continua com os serviços de castração de cães e gatos até o dia 5 de novembro, no CTG Charrua. O atendimento ocorre das 08h às 13h30.

A ação do CastraPet Paraná, promovida pelo governo estadual, está sendo coordenada em Foz do Iguaçu pela Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário.

A lista dos animais já cadastrados será conferida pela Diretoria de Bem-Estar Animal para a confirmação do agendamento. Lembrando que os animais já agendados precisam estar com 8h de jejum para fazer o procedimento.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a diretoria pelo Whatsapp (45) 99907-3450. O atendimento é das 7h30 às 13h30.

Fotos: Thiago Dutra/PMFI