Horto Municipal foi o local escolhido para uma visita técnica, nesta sexta-feira (23); alunos da Escola Jorge Amado conheceram a estufa, fizeram o plantio de sementes e caminharam pela trilha sensorial

Comemorado oficialmente em 21 de setembro, o Dia da Árvore foi marcado por uma aula interativa de educação ambiental com alunos do 5º ano da Escola Municipal Jorge Amado. Na manhã desta sexta-feira (23), eles estiveram no Horto Municipal para uma visita guiada, onde fizeram o passeio pelo jardim e a trilha sensorial, conheceram a estufa e a cisterna para reaproveitamento da água da chuva, e finalizaram as atividades com o plantio de sementes e lanchinhos saudáveis. A visita foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.

A proposta da visita, conforme explicou a educadora ambiental Roseli Barquez, é estimular a sensibilização dos estudantes sobre a preservação do meio ambiente. “A ideia é que eles tenham um olhar diferente para as questões ambientais e as relações do ser humano com o meio ambiente, por isso a importância de vivenciar o espaço”, explica.

Logo no início das atividades, as crianças receberam uma aula sobre os benefícios das árvores para as cidades. Elas entenderam que as árvores dão sombra, diminuem a temperatura e a poluição sonora, além de embelezarem a cidade e contribuírem para a qualidade de vida das pessoas. “O Horto Municipal é um pedacinho da Mata Atlântica que ainda existe na nossa cidade, e conseguimos sentir a diferença da temperatura aqui dentro. É um espaço de floresta que existe e deve ser preservado”, comentou a educadora ambiental Katlin Fernandes.

O passeio pela trilha despertou os sentidos, como o tato e o olfato, e conectou as crianças às diferentes espécies de plantas existentes no Horto, entre as comestíveis e as medicinais. Jayane Tamara dos Santos, de 9 anos, reconheceu pelo cheiro algumas plantas e ervas que a mãe cultiva em casa, como o alecrim, o boldo e a hortelã. “Temos horta em casa, com tomatinhos e várias ervas que minha mãe sempre usa. Ela também faz bastante chá pra gente” contou a estudante.

Giovana Correia, 9 anos, gostou de caminhar pelas trilha, tocar nas plantas e interagir com a natureza. “O cheirinho que fica na nossa mão é muito gostoso”, descreveu. O passeio ao Horto Municipal foi acompanhado pela professora Naiara Viviane Weiz.

Visitas ao Horto

As visitas ao espaço foram retomadas recentemente, após um período fechado para reformas e por conta da pandemia. Este trabalho, conforme explicou Roseli Barquez, será permanente com as escolas públicas e privadas. “As atividades de educação ambiental são contínuas e o Horto é o espaço utilizado para reforçar as ações de arborização urbana que perpassam pelas instituições de ensino e a comunidade em geral. Suas estruturas naturais e construídas são elementos que favorecem o trabalho de sensibilização ambiental, de semeadura, germinação, recepção, desenvolvimento e destinação das espécies arbóreas para o plantio”, explica.

Campanhas

Além das atividades contínuas de educação ambiental e de arborização, a Secretaria de Meio Ambiente também é parceira de duas campanhas importantes: “Uma Só Terra”, promovida pelo Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional, e “Prat’s Semente”, realizada pela empresa de suco Prat’s.

Com a Itaipu, a campanha possibilitou a distribuição de 20 mil lápis sementes aos alunos da rede municipal. Já a empresa Prat’s, disponibilizará ao horto 10 mil sementes de espécies arbóreas para complementar as ações de educação ambiental e para utilização no projeto de recuperação de áreas degradadas.