O time de meninos fez história na competição e conquistou um ouro inédito para a cidade

Nesta quarta-feira (21), o prefeito Chico Brasileiro recepcionou os atletas iguaçuenses que conquistaram o ouro no basquete durante os Jogos da Juventude. A equipe masculina conquistou um título inédito para a cidade em Aracaju, ao vencer o Rio de Janeiro na grande final.

A equipe Colégio Betta, comandada pelo técnico Douglas Amancio, integra a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi) e recebe o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Com o troféu do campeonato nacional em mãos, o prefeito elogiou o desempenho do time que representou o Paraná. Brasileiro destacou ainda o investimento no esporte desde o início da gestão para contribuir com os resultados positivos.

“Fico muito feliz por ver o nome da cidade no lugar de maior destaque dos pódios em diversas competições. Temos uma equipe técnica na Secretaria de Esporte e Lazer que faz todo o possível para auxiliar projetos como esse, que mudam a vida de jovens atletas e geram grandes histórias”, disse o prefeito.

O técnico Douglas Amancio agradeceu o apoio recebido da Prefeitura e também dos parceiros de projeto, como o colégio Betta. “Hoje nós somos referência no Paraná em basquete de alto desempenho. Aqui, eles encontram uma oportunidade de treinar e seguir estudando, com a bolsa de estudos no colégio. Não perdemos mais os bons atletas para os grandes centros, pelo contrário, agora somos procurados”, afirmou Amancio.

Desenvolvimento da Abasfi

Conforme destacou o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, o trabalho da Abasfi começou há 12 anos, com uma iniciativa de colegas que buscavam a popularização do basquete na cidade. “Foi um trabalho planejado, pensado por pessoas apaixonadas pelo esporte e que não mediram esforços para vê-lo se tornar o que é hoje. O trabalho que era de um grupo se multiplicou nesses vários parceiros que temos. O que vemos hoje começou há 12 anos”, relembrou.

Atualmente, o projeto conta com diversos centros de treinamento espalhados por Foz, com mais de 400 atletas, sendo 120 de rendimento nas categorias masculina e feminina, além de diversos troféus conquistados ao longo dos anos.

“Hoje os nossos times entram nas competições com a mentalidade de que estão no mesmo nível de outras grandes equipes, não mais com o receio de enfrentar times das capitais. Isso foi conquistado com muito trabalho, investimento e esforço para inovar na estrutura que é oferecida”, pontuou o presidente da Abasfi, Michel Sena.