Equipe vai condensar as iniciativas da administração pública e cadastrar os indicadores na plataforma do Programa Cidades Sustentáveis

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

Foz do Iguaçu está cada vez mais alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São ações em diferentes áreas que têm contribuído com a qualidade de vida da população e precisam estar inseridas em uma plataforma global que avalia os índices das cidades sustentáveis.

Para melhorar estes indicadores e dar maior visibilidade às ações do município, um grupo de trabalho foi criado para realizar um diagnóstico situacional dos órgãos públicos e alimentar este banco de dados. O trabalho será feito com o apoio de servidores (indicados como pontos focais) de cada secretaria, autarquia e fundação.

O primeiro encontro de capacitação desta equipe aconteceu nesta terça-feira (19) no CEAI (Centro de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu) e contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro, que ressaltou a importância do trabalho.

“Desde 2017 desenvolvemos ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. São novas áreas de lazer, moradias, centros de educação infantil, coleta seletiva, uma série de indicadores que ajudaram a reduzir as desigualdades”, comentou o prefeito. “Hoje as cidades são avaliadas por seus indicadores, por isso é fundamental que tenhamos um banco de dados atualizado. É um instrumento de gestão indispensável e nosso compromisso é ter uma cidade cada vez mais sustentável”, reiterou.

Índices

Conforme explica a representante do município no Programa Cidades Sustentáveis, Roseli Barquez, com a atualização das informações será possível dar um salto na classificação geral. “Foz do Iguaçu está dentro da média nacional do Índice de Desenvolvimento Sustentável, com uma pontuação de 56,3, acima de capitais como Porto Alegre, Salvador e Recife, mas poderemos melhorar essa classificação com a atualização de todos os dados, em diferentes áreas”, disse.

O secretário de Transparência e Governança, Leandro Ricardino Correa explica que o trabalho seguirá com outros três encontros para a elaboração da planilha, levantamento dos indicadores e demais dados para a elaboração do Banco de Boas Práticas Municipal.

“Esses servidores – pontos focais – serão responsáveis pelo diagnóstico situacional do município, um processo muito importante que precisa ser retomado. Nosso grupo de trabalho será à base de sustentação deste trabalho, orientando e capacitando os servidores”, explicou.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global que visam a erradicação da pobreza, proteção ao meio ambiente e clima, entre outras metas. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possam atingir a Agenda 2030 no Brasil.