Programa Hiperdia terá cronograma de ações orientativas e atendimentos nos meses de julho e agosto

Foto: Welyton Manoel/PMFI. 

O programa Hiperdia, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, para o monitoramento dos pacientes com hipertensão e diabetes mellitus, está com um cronograma de ações educativas nos meses de julho e agosto, com o objetivo de levar orientação e prevenção aos usuários das Unidades Básicas de Saúde do município. 

O primeiro encontro está marcado para quinta-feira (07), no Porto Meira. Primeiramente, os pacientes farão a atualização do cadastro, com a verificação de peso, altura e medidas como a circunferência abdominal. Na sequência, eles serão encaminhados para atendimento odontológico, fisioterapeuta, psicólogo e palestra orientativa com a enfermagem. 

“Nosso principal objetivo, além de levar informação, é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo o risco de sofrerem doenças secundárias a suas condições. É um trabalho, principalmente, de prevenção”, explicou a coordenadora da Atenção às Doenças Crônicas e Saúde do Idoso, Janice Regina Braun.

“Nos meses de julho e agosto, haverá um cronograma de ações com estes pacientes para reforçar o acolhimento e a orientação que é desempenhado pelos profissionais das UBS durante todo o ano”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa. 

Sobre o Hiperdia

Por meio do programa Hiperdia, a Secretaria Municipal de Saúde faz o acompanhamento e orientação dos pacientes com hipertensão e diabetes mellitus. A partir da iniciativa, também são geradas as informações para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

Além dos pacientes com diagnóstico dessas doenças, as equipes também dão assistência aos familiares, levando orientações, por exemplo, sobre a importância de mudanças nos hábitos de vida ligadas à alimentação e à prática de atividades físicas rotineiramente.