Também já está disponível o primeiro reforço para pessoas entre 18 e 39 anos anos que tomaram a Janssen, e o primeiro e o segundo reforço para quem tem 40 ou mais e recebeu esse imunizante

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 para o público com 40 anos ou mais e o primeiro reforço do imunizante Janssen em pessoas entre 18 e 39 anos já estão disponíveis nas 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu. Também estão sendo ofertados o primeiro e segundo reforço para quem tomou a dose única (Janssen), na faixa etária de 40 anos.  

A vacinação continua sendo por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento.  Basta comparecer em uma das unidades portando documentos pessoais e o comprovante de residência. É importante levar a carteira de vacinação para agilizar o atendimento. Para receber as novas doses ofertadas é preciso respeitar o intervalo de pelo menos quatro meses entre um reforço e outro.

A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, reitera a importância da população procurar as Unidades Básicas de Saúde e completar o esquema vacinal. “Os casos de doenças respiratórias continuam aumentando, não apenas em Foz do Iguaçu”, disse. “Com a população imunizada, podemos minimizar o impacto das doenças de inverno nos equipamentos de saúde”. 

Público com 40 anos ou mais

A ampliação da faixa etária para 40 anos da quarta dose vale para quem iniciou o esquema vacinal com os imunizantes AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac. As pessoas desse público que ainda não tomaram a primeira dose de reforço (ou terceira dose) também deve procurar as UBSs para receber a vacina. 

Gestantes e puérperas 

No caso de mulheres gestantes e puérperas, o imunizante indicado para o reforço é o da Pfizer. Na ausência deste, poderá ser aplicada a vacina Coronavac.

Imunizante Janssen

Quem tomou a vacina Janssen e tem entre 18 e 39 anos pode receber o primeiro reforço do imunizante. Aqueles que têm 40 anos ou mais já podem receber o segundo e terceiro reforço. Lembrando que em todos os casos precisa ter intervalo de pelo menos quatro meses entre as doses.