Através do Programa Foz Fazendo Arte, são ofertadas oficinas de fuxico, feltro e costura criativa para as mulheres em diversas regiões da cidade
A parceria entre a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade tem ampliado a oferta de cursos desenvolvidos com os clubes de mães, através do Programa Foz Fazendo Arte.
Atualmente, três oficinas estão em andamento: Costura Criativa, para os clubes de mães do Morumbi II e Jardim Dourado; Fuxico, para o clube de mães do Jardim das Flores; e Feltro para os clubes do Jardim Califórnia e Lagoa Azul. Também já foram ministradas oficinas de pintura em tecido para os clubes de mães da ocupação do Bubas, Alto da Boa Vista, Angatuba e Curitibano.
Todas as aulas são ministradas por arte-educadores credenciados no Foz Fazendo Arte, um programa da Fundação Cultural que contrata educadores e oferta as oficinas em diversas regiões da cidade. Atualmente, 34 profissionais prestam serviços em 25 espaços, entre escolas, centros de convivência, clubes de mães, ginásios e outros.
Para a coordenadora dos Clubes de Mães, Myrian Celeste Bervian, além de auxiliar na renda de muitas famílias com a produção de artesanatos, as oficinas promovem o acolhimento, a interação e o bem estar dessas mulheres. “Nosso objetivo é que elas aprendam novas técnicas e possam gerar uma renda extra com a venda desses produtos, mas além disso, as oficinas ajudam essas mulheres, que muitas vezes passam por momentos difíceis. Estes encontros proporcionam aprendizado, mas também muita alegria”, afirma.
Jandira Soeli, coordenadora do Clube de Mães do Jardim das Flores, definiu a primeira aula de fuxico como “maravilhosa” e disse estar animada para os próximos encontros. “Foi maravilhosa a aula de ontem, foi muito legal. Aprendemos bastante, produzimos, e todas gostaram muito. Eu amei”, disse.
A oficina de Fuxico começou ontem (14) e seguirá até julho, com encontros semanais já programados para os dias: 21/06, 28/06, 05/07, 12/07 e 19/07, sempre das 14h às 17h na Rua das Rosas, nº 800, no Jardim das Flores. Com viés sustentável, a técnica artesanal do fuxico faz uso de retalhos, através de trouxinhas, para produzir colchas, toalhas, itens decorativos e peças de roupa.
Feltro e Costura Criativa
O feltro é outra modalidade que tem ganhado admiradores. Nesta oficina, as mulheres aprendem sobre os tipos de materiais utilizados, técnicas para recorte, os pontos básicos da costura e como colocar o enchimento das peças. A oficina começou no dia 07 de junho no Clube de Mães do Lagoa Azul e seguirá até 05/07. No Jardim Califórnia, o curso começa no dia 23/06 e seguirá até 21/07.
Já a oficina de Costura Criativa, no Morumbi II, começou no dia 05/05 e termina no dia 30 deste mês; no Jardim Dourado, o curso começou dia 02/05 e termina em 20 de junho.
A parceria dos clubes de mães com o Foz Fazendo Arte se estende há um ano, e além destes projetos, a Secretaria de Direitos Humanos oferta cursos na área da gastronomia, como a produção de molho de tomate caseiro e conservas.
“A parceria com o Foz Fazendo Arte é muito importante, mas abraçamos todos os parceiros, e estamos sempre atrás de voluntários que queiram ofertar suas experiências”, disse Myrian.