As sacolas serão entregues nas residências de todas as regiões da cidade com a intenção de melhorar o trabalho e divulgar a coleta seletiva

Foto: Welyton Manoel/PMFI.

Mais de 60 mil residências em Foz do Iguaçu irão receber as novas sacolas de ráfia do programa da Coleta Seletiva. As entregas começaram nesta segunda-feira (6), na região central, e seguem ao longo do mês em todos os bairros da cidade, durante o recolhimento dos materiais.

A distribuição faz parte da programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Semana Mundial do Meio Ambiente, que marca a data celebrada no último domingo, 5 de junho. 

Para os moradores que não estiverem em casa durante a entrega, as sacolas serão deixadas na residência, e para quem estiver no local, os catadores farão orientações sobre a separação correta e importância da coleta. Cada cooperativa será responsável pela ação na região em que atua.

Como faz todas as semanas logo ao ouvir a música do caminhão da Coleta Seletiva, Neusa Casiamani, moradora da Rua Naipi, vai até a frente de casa para elogiar o trabalho dos catadores. Ao receber a sacola, agradeceu ainda mais.

“Desde o começo, eu e minha família separamos os recicláveis todas as semanas, faz muita diferença para a cidade. Ficamos muito felizes com as sacolas, porque vão melhorar o trabalho bonito que é feito”, disse a moradora.  

Divulgação da coleta

Rosani Borba, coordenadora do Programa de Gestão de Resíduos Recicláveis, destaca que as sacolas, além de melhorar o trabalho dos catadores, também irão funcionar como ferramenta para divulgar o programa aos moradores que ainda não aderiram.

“Uma grande parte dos iguaçuenses já se tornaram parceiros da Coleta Seletiva, mas ainda queremos buscar aquele morador que não está realizando a separação. Ao conhecer o programa, temos a certeza de que a adesão não irá demorar. Basta separar nas sacolas e deixar em frente à residência no dia correto da coleta”, pontuou Rosani.

Coleta Seletiva

O programa da Coleta Seletiva já atende a 100% das regiões do município, com recolhimento semanal dos materiais. Além de retornar para a cadeia produtiva, tais resíduos promovem geração de renda para as famílias dos catadores integrados ao programa.

Foz do Iguaçu conta com seis UVRs, gerando, no total, 120 empregos. Cada unidade recebe cerca de 20 toneladas de resíduos por mês. Esses avanços possibilitaram que a renda dos catadores, que era de aproximadamente R$ 300 por mês, evoluísse para R$ 1.800, em média.

Para saber quando o caminhão irá passar em sua rua, acesse a página da Divisão de Gestão de Resíduos Recicláveis, no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio do link: https://bit.ly/3mjqBIV, e confira o mapa interativo.