Visita técnica integra a programação da Semana do Meio Ambiente e o curso de Educação Ambiental na Administração Pública
Aprender para replicar. Esse foi o foco da visita técnica feita por representantes da rede municipal de ensino à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) Graciela Mara Barbosa, no bairro América, nesta sexta-feira (03). Ao conhecer a rotina de trabalho dos catadores, os diretores e coordenadores pedagógicos entenderam melhor a importância da separação correta de cada resíduo.
Cirlene Munaro, diretora da Escola Municipal Irio Manganelli, comentou o papel pedagógico que a visita representou para a missão de repassar as informações úteis aos alunos e familiares. “As crianças levam para a casa um conhecimento muito importante e conseguem mudar a rotina da família, por isso o mais importante será mostrar para elas que a separação deve ser feita corretamente, pois tudo o que é descartado junto com os recicláveis, acaba vindo para esses trabalhadores”, disse.
A organização vista no local foi um dos pontos que chamaram a atenção de Nataly Silva, professora da Escola Municipal Frederico Engel. “Cada trabalhador possui uma função e isso torna o processo de separação muito dinâmico. Vale a pena saber como o lixo que separamos ganha uma nova destinação, que pode ser tão importante para diversas famílias”, contou a professora.
Os docentes participam do curso de Educação Ambiental na Administração Pública – Agenda 2030 e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação faz parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
“As escolas são grandes parceiras no trabalho de educação ambiental, com projetos relevantes feitos com os alunos. Essa participação acentua a sensibilização que buscamos ter com a comunidade e os educadores atuam nesse primeiro contato”, frisou a coordenadora de Divisão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Roseli Barquez.



Fotos: Welyton Manoel/PMFI