Comunidade pôde sugerir alterações ao projeto elaborado pela Prefeitura de Foz para a urbanização da região.
Foto: Welyton Manoel/PMFI.
Os projetos de infraestrutura planejados pela Prefeitura de Foz para a região do Bubas foram apresentados nesta quarta-feira (18), aos representantes da Associação de Moradores do bairro. Os participantes conheceram o plano urbanístico que irá contemplar a área com as redes de água, esgoto, energia, entre outras melhorias.
O planejamento do município contempla uma nova proposta de arruamento, que é o traçado e demarcação das ruas, aplicando um padrão e facilitando a chegada da infraestrutura necessária para as mais de 1,8 mil famílias residentes.
Durante a reunião, os representantes da comunidade também apresentaram propostas para debate, como a medição de todos os lotes e distribuição correta dos terrenos. A sugestão será encaminhada à Defensoria Pública do Estado.
As propostas formalizadas serão levadas até a comunidade pelos próprios representantes da associação, como conta o vice-presidente da associação de moradores, Ronaldo Soares.
“Foi importante estar aqui e ouvir o que está sendo preparado pelo poder público e também opinar, com esse espaço aberto para nós. Queremos construir juntos uma proposta que seja boa para todos. Temos um grupo unido e que consegue se entender, então vamos continuar juntos”, disse Soares.
União entre órgãos
Representaram a prefeitura os secretários municipais Cezar Furlan, de Obras; Leandro Costa, de Planejamento e Captação de Recursos; Kelyn Trento, de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade; Jean Mezomo, chefe de gabinete, representando o prefeito Chico Brasileiro; Elaine Anderle, diretora superintendente do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita), e Ivan Lincoln, arquiteto da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos.
O encontro também contou com a presença de autoridades da Copel, Casa Civil, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e outros órgãos sociais que acompanham o processo de urbanização do Bubas.
“Tem sido essencial contarmos com tantas entidades e órgãos parceiros para a criação desse projeto tão aguardado pelos moradores e também por toda a cidade. Foi uma conquista batalhada por anos e que, finalmente, vai acontecer, então é mais do que necessário ouvirmos a própria comunidade tem a nos dizer”, frisou o prefeito Chico Brasileiro.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu a autorização do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para realizar melhorias urbanísticas no Bubas, com apoio do Governo do Estado, através da Sanepar e Copel.