Mês dedicado à segurança no trânsito terá atividades em praças, escolas, shoppings e nas principais avenidas da cidade

A responsabilidade de cada cidadão na construção de um trânsito seguro é a mensagem que será trabalhada ao longo desse mês, durante a campanha do Maio Amarelo, desenvolvida pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT) e os órgãos de segurança do município. 

A programação, divulgada hoje (02), prevê uma série de ações educativas em praças, escolas, shoppings e nas principais ruas e avenidas da cidade. “O intuito é envolver o maior número de pessoas, entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, por isso organizamos uma programação que chegará a diversos locais”, explicou o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos. 

A campanha de conscientização por um trânsito seguro também estará nas redes sociais da Prefeitura e do Foztrans. “O Maio Amarelo é um movimento de extrema importância, que provoca na sociedade um momento de reflexão sobre as nossas atitudes no trânsito e o que podemos fazer para implementar a política de paz no trânsito. Através do PVT é possível realizar um trabalho intersetorial em conjunto com os mais diversos órgãos e a sociedade civil, fortalecendo a política de prevenção de lesão e mortes no trânsito”, destacou a coordenadora do Programa Vida no Trânsito e da Escola de Trânsito do Foztrans, Lizandra Bezerra. 

Programação

Nesta segunda (02), a programação começa com uma blitz educativa, as 16h30 na Avenida Paraná – ao lado da pista de caminhada. No dia 04 também haverá abordagem a veículos com orientações a respeito das regras de transito na Avenida Paraná com a República Argentina. 

No dia 05, uma simulação de acidente de trânsito será feita na Avenida Paraná – no cruzamento com a Avenida Maceió, às 7h30. No domingo, dia 08, a sensibilização sobre as regras de trânsito acontecerá na feirinha da Avenida JK, das 9h às 11h. 

O Foztrans organiza ainda uma exposição nos dois shoppings da cidade, onde também serão ofertadas atividades lúdicas para as crianças. No Cataratas JL a ação será entre os dias 09 a 15 de maio, das 14h às 20h e no Catuaí Palladium entre os dias 09 a 14, das 16h às 20h.

Palestras e atividades lúdicas, como o circuito da escola itinerante, estão previstas para acontecer no Colégio Militar, na sede do Foztrans, nos Cmeis Ramona Dotto, Nídia Benites e Pedro Lakus e na Escola João Adão da Silva. 

As ações do Maio Amarelo encerram no dia 28 com distribuição de materiais educativos e uma exposição de viaturas, fotos e ações do Foztrans na Praça do Mitre, das 9h às 12h.

Já no dia 29, o Foztrans dará apoio para a caminhada de animais, organizada pela DIBA (Diretoria de Bem-Estar Animal). A atividade terá início às 8h, com concentração na Praça do Mitre e chegada à Praça da Paz. 

A programação completa do Maio Amarelo está disponível no link: https://bit.ly/maioamarelo2022