Em visita nesta segunda-feira (04), eles conheceram instalações da Secretaria Municipal de Segurança e do Foztrans

Representantes de Ciudad del Este estiveram em Foz do Iguaçu nesta segunda-feira (04) para conhecer a atuação dos órgãos de segurança do município, visando trocar experiências para a formação do Conselho de Segurança do município paraguaio. 

O sistema de videomonitoramento de Foz, com mais de 300 câmeras, impressionou os visitantes. Outro objetivo do encontro foi debater novas possibilidades de cooperação e integração em temas de interesse comum, como trânsito, transporte vicinal e segurança pública. 

O secretário executivo da Gestão Integrada Municipal, Josnei Fagundes, ressaltou a importância do investimento em um bom monitoramento para a cidade. Em Foz, o videomonitoramento envolve mais de 300 câmeras de alto padrão, que captam com alta qualidade as imagens de carros, ruas, avenidas e grandes parâmetros urbanos. Essas imagens auxiliam os setores de segurança, através da fiscalização e vigilância, e também investigação.

O diretor de planificação de Ciudad del Este. Hernán Fleitas ressaltou que “não sabíamos que os sistemas de segurança de Foz do Iguaçu eram tão integrados. Essa integração é necessária para a manutenção da segurança e foi um grande aprendizado”.

A delegação de Ciudad del Este fez uma visita às instalações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans, acompanhados do secretário Reginaldo José da Silva, onde puderam conhecer parte da logística de atuação dos órgãos. 

Foram apresentados os ambientes da Guarda Municipal, como as salas de administração e monitoramento de câmeras, com o objetivo apresentar aos diretores paraguaios as dependências da do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e como acontecem cada um desses processos técnicos de monitoramento da região.

O secretário Reginaldo José da Silva, atuou como guia durante a visita, junto com o diretor de Trânsito do Foztrans, Pedro Antunes, a fim de dar esclarecimentos aos representantes do Paraguai.

O encontro ocorre no âmbito da cooperação estabelecida entre a Diretoria de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu e a Diretoria de Relações Internacionais de Ciudad del Este, que buscam, por meio da cooperação técnica, a construção de soluções comuns e protocolos compartilhados.