Desafios comuns e projetos pelo desenvolvimento da região estiveram na pauta da reunião

Foto: Carlos Fabian Carrasco. 

Autoridades de Puerto Iguazú e de Foz do Iguaçu reuniram-se nesta semana na cidade argentina com o objetivo de reforçar o vínculo entre os municípios de fronteira. Além dos governos municipais, os diplomatas residentes na Argentina e no Brasil também acompanharam o encontro. 

Entre as questões debatidas no encontro, nesta quarta-feira (23), estão desafios comuns enfrentados pela pandemia da covid-19, principalmente no turismo, e projetos estratégicos que contribuem com o desenvolvimento regional e podem ser executados de forma conjunta no âmbito das dimensões econômicas, ambientais, internacionais, de desenvolvimento e da cultura. 

“As alianças estratégicas permitem que os órgãos públicos busquem oportunidades, aproveitando os recursos e o conhecimento da outra parte para a integração e, assim, atender às necessidades de quem mora na fronteira”, afirmou o diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz, Jihad Abu Ali.

De acordo com ele, a reunião possibilitou um avanço no processo de institucionalização da paradiplomacia, iniciado em Foz, seguido pela criação da Direção de Relações Internacionais em Ciudad del Este, em 2021.  

Comitivas

A comitiva brasileira foi composta pela cônsul do Brasil em Puerto Iguazú, Andrea Giovannetti, pelo diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, e pela professora do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e membro executivo da Rede de Expertos de Paradiplomacia e Internacionalização territorial  (REPIT), dra. Suellen Oliveira. 

Do lado argentino, estiveram presentes o ministro Alejandro Massuco, cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, o diretor de Obras Privadas – Arq. Arturo García, a coordenadora de Políticas Educacionais – Ingrid Ortega e o coordenador de Imprensa e Comunicação e diretor de Diversidade, Dario Rojas. 

Além de uma extensa agenda nas diretorias de Meio Ambiente, Cultura, Trânsito e Esporte da Prefeitura de Puerto Iguazú, as comitivas também se reuniram com o cônsul do Paraguai em Puerto Iguazú, Magno Álvarez, e com o presidente do Ente Municipal de Turismo de Iguazú (ITUREM), Leo Lucas.